O consumo de goiaba traz inúmeros benefícios para a saúde pois ela é um “super-alimento”. Contêm inúmeros minerais e vitaminas e quantidades consideráveis de fibras.
Esse é um dos interessantes benefícios da goiaba. Ela possui um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.
Estudos ainda apontam que a goiaba, além de auxiliar o controle, pode ter ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
- A goiaba é uma gruta originária da região tropical do continente americano, principalmente Brasil e região do Caribe.- A árvore que produz esta fruta é chamada, popularmente, de goiabeira. As goiabeiras são comuns na América tropical, sudeste asiático e continente africano. Podem atingir até 8 metros de altura.
- É um fruto com casca de cor amarela ou verde. A parte interna (polpa) pode ser vermelha ou branca, dependendo da espécie. Possui formato oval com tamanho variando de 3 a 10 cm de diâmetro.
- A goiaba é uma fruta rica em Vitamina C (ácido ascórbico), portanto é um excelente antioxidante. Cem gramas de goiaba apresenta cerca de 240 mg de vitamina C. Para termos uma ideia, ela tem mais vitamina C do que o limão e a laranja. Também apresenta vitamina A e vitaminas do Complexo B.
- A goiaba possui várias sementes de consistência dura em seu interior (na parte da polpa).
- A goiaba vermelha é rica também em licopeno, um importante antioxidante.
- Os principais minerais apresentados pela goiaba são: ferro, fósforo e cálcio.
- Além das vitaminas e minerais, a goiaba apresenta grande quantidade de fibras (5,4 g por 100 g de goiaba), concentradas principalmente em sua casca.
- A goiaba possui baixa quantidade de gordura e de açúcar (9 g por 100 g de goiaba). Portanto, consumi-la em natura é a melhor opção.
- A goiaba é muito usada para fazer sucos, geleias, compotas, doce (goiabada) e sorvetes.
Curiosidades:
- O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas.
- Muitas pessoas fazem molho da polpa da goiaba vermelha. De sabor agridoce, pode ser uma boa opção na culinária.
- A palavra goiaba é de origem indígena amazônica (nação aruaque). Estes índios chamam o fruto de guayaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário