google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como tirar da cabeça pensamentos indesejados que não sai, dicas usando o seu cérebro

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Como tirar da cabeça pensamentos indesejados que não sai, dicas usando o seu cérebro



Você não consegue tirar da cabeça um momento constrangedor ou um barista bonitinho? Esses tipos de  são comuns, mas se eles estiverem incomodando, existem passos que você pode dar para se livrar deles. 

Empenhando-se em parar com os pensamentos 
Anote seus pensamentos. Se os pensamentos estiverem distraindo a sua mente das atividades cotidianas e provocando infelicidade, ansiedade ou preocupação, a primeira coisa que você deve fazer é anotá-los em um papel. Anote todos os seus pensamentos angustiantes em ordem do mais ao menos estressante. 

Por exemplo, se você pensa frequentemente que vai perder o emprego, sua lista pode ficar mais ou menos assim: 
1. Como vou conseguir pagar minhas contas e cuidar do meu filho?
2. E se eu não conseguir encontrar um novo emprego? 
3. Vou ficar muito constrangido se eu for escoltado pela segurança para fora do escritório com meus pertences em uma caixa. 

Comece a prática com o pensamento menos estressante. 
Imagine o pensamento. Sente-se ou deite-se em um lugar privado. Feche seus olhos. Imagine-se em uma situação na qual você possa ter esse pensamento estressante. 

Pare o pensamento. Ajuste um despertador, relógio ou outro alarme para três minutos. Após isso, concentre-se no pensamento indesejado. Quando o alarme disparar, grite “Pare!”. Este é o momento para esvaziar a mente desse pensamento. Pense em algo intencional (praia, etc.) e mantenha sua mente fixa nessa imagem ou pensamento por 30 segundos. Se o pensamento indesejado voltar durante esse intervalo de tempo, grite “Pare!” novamente. 

Você pode levantar-se quando disser “Pare!”, estalar os dedos ou bater palmas. Essas ações reforçam a ordem de "Parar" e ajudam a interromper o pensamento. 

Em vez de usar um despertador, grave-se gritando “Pare!” em intervalos de um, dois e três minutos e use a gravação para fazer esse exercício. Ao ouvir sua voz gravada, fale “Pare!” e esvazie sua mente por 30 segundos. 

Pratique. Repita esse exercício até que o pensamento vá embora quando você ordenar. Em seguida, tente o exercício de novo e interrompa o pensamento dizendo: "Pare" em uma voz normal, ao invés de gritar. Quando sua voz em um volume normal for capaz de parar o pensamento, tente sussurrar “Pare”. Com o tempo, você pode simplesmente imaginar o som do “Pare” na sua mente. A essa altura, você será capaz de parar o pensamento não importa quando e onde ele aparecer. Ao alcançar esse nível de controle, escolha o próximo pensamento na sua lista e repita os passos acima. 

Este método não acabará com seus pensamentos indesejados imediatamente. Ele ajuda a "freá-los" e diminuir o poder deles sobre você. 

Com a prática, você acabará aceitando que esses pensamentos existem e que é necessário tolerá-los. O pensamento pode distrair e estressar você, mas ele fica muito pior quando se acredita que é incontrolável. Ao aceitar o fato de que tais pensamentos existem, você conseguirá, conscientemente, reagir melhor a eles. 

Mantendo-se ocupado 
Torne-se uma pessoa ativa. Ocupar-se com um esporte que exija concentração no corpo ou coordenação motora é um bom modo de esvaziar a cabeça. Além disso, o exercício físico tem o benefício adicional de produzir os neurotransmissores cerebrais da alegria, as endorfinas, que melhoram o humor. 

Faça algo mentalmente cansativo. Desafie-se mentalmente a completar uma partida de Sudoku ou palavras cruzadas, resolver questões matemáticas complicadas ou seguir instruções complexas para completar um projeto. A concentração mental exigida para realizar esse tipo de atividade vai deixá-lo sem tempo ou energia mental para ter pensamentos indesejados. 

Ria. O riso pode distrair sua mente das preocupações. Quando damos risada, o cérebro fica ocupado — ele instrui o corpo a fazer uma série de gestos e sons. Rir ajuda a reduzir o estresse. Por isso, se seus pensamentos recorrentes estiverem causando ansiedade, rir realmente é o melhor remédio. Passe tempo com amigos que o fazem rir, alugue um filme de comédia ou tente uma aula de yoga do riso. É até mesmo possível encontrar terapeutas especializados em “terapia do riso” e que ensinam as pessoas como rirem abertamente de coisas que geralmente não são engraçadas; você também aprenderá como usar o humor para lidar com situações difíceis. 

Converse. Ás vezes, a melhor forma de tirar um pensamento da cabeça é compartilhá-lo com outra pessoa. Busque um amigo ou um parente que seja um bom ouvinte e conte a ele o que você anda pensando. Se você achar que sua dificuldade em lidar com os pensamentos indesejados é mais do que um amigo possa ajudar, procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. 

Usando o seu cérebro 
Pratique a aceitação. Se já tentou simplesmente não pensar em alguém ou alguma coisa, você sabe que isso não é realmente possível; se fosse assim tão fácil, você não estaria lendo este artigo. Na verdade, pesquisas comprovam que é melhor aceitar seus pensamentos indesejáveis ao invés de expulsá-los. Em um estudo, os participantes que praticaram a aceitação eram menos obsessivos, tinham níveis mais baixos de depressão e ficaram menos ansiosos do que os que tentaram a supressão. 

Aceitar seus pensamentos, ou estar consciente deles, não significa que você deve gostar ou até mesmo concordar com eles. Você simplesmente precisa aceitá-los como parte de sua realidade atual. Permita que eles existam e não se esforce para tentar controlar ou alterar esses pensamentos. Ao fazer isso, você tira o poder deles, e eles passam a ocorrer com uma menor frequência. 

Use a distração orientada. Você pode já ter tentado distrair-se para tirar da cabeça os pensamentos que quer evitar, mas já tentou a distração orientada? Estudos apontam que é melhor se distrair com apenas um elemento do que ir de uma coisa para outra a fim de desviar sua atenção de pensamentos indesejados. As divagações sem propósito são associadas com infelicidade, por isso, escolha uma atividade, um livro ou uma música específicos para se concentrar e foque toda a sua atenção nele. 

Jogue esses pensamentos fora. Em um estudo publicado na revista Psychological Science, pesquisadores descobriram que ao escrever seus pensamentos em um pedaço de papel e jogá-lo no lixo em seguida, as pessoas também descartam os pensamentos mentalmente. 

Procure por uma lição. Se você tem pensamentos obsessivos por causa de um erro que cometeu e continua revivendo mentalmente esse erro, tente tratar essa situação como uma lição. Pergunte a si mesmo qual é a lição e o que você pode aprender a partir desse erro. Tente resumir a resposta em uma frase ou menos e anote. 

Dê um tempo. Quando uma situação ou pessoa causa um grande impacto em sua vida, é preciso dar um tempo para processar tudo. Isso é ainda mais verdadeiro se você nunca houver passado por uma situação similar antes, como descobrir que alguém o traiu, testemunhar uma morte ou se envolver em um acidente de carro. Remoer o acontecimento mentalmente é uma maneira natural de processá-lo. Cada pessoa é diferente. Precisar de tempo para assimilar informações não significa que você é mais fraco que alguém que consegue lidar com a situação com mais rapidez. 

Dicas 
Não pense "Preciso parar de pensar em_____" ou "Não posso pensar em_____", pois isso só vai fazê-lo pensar mais na pessoa ou coisa que você não quer pensar. 

Não espere resultados rápidos. É provável que, mesmo após tentar de tudo, o pensamento indesejado ainda apareça na sua mente de vez em quando. Aceite isso como parte natural do seu objetivo de começar a seguir em frente. Seja paciente com você mesmo e continue sabendo que algum dia isso desaparecerá de sua mente. 

Se o pensamento voltar, tente conversar com alguém. Dessa forma, você vai se concentrar no que a outra pessoa está falando, e não na situação ruim. 

Se você vê a pessoa em que anda pensando diariamente, evite contato visual, como se ela não estivesse presente. wikihow


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...