A obesidade é um dos distúrbios que mais causam danos à saúde. Além de aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes, assim como dores nas articulações, ela também está na raiz de vários outros problemas cuja associação quase nunca é mencionada, como câncer, perda da audição, doença de Alzheimer e transtornos gastrointestinais.
Para algumas pessoas, manter um peso saudável parece impossível, mas não é. Enfim, apenas não caia no erro de confiar em “dietas-relâmpago”, que não são efetivas. O segredo é combinar um controle inteligente das quantidades de alimentos ingeridas com exercícios físicos, que você não pode deixar fora da equação.
Para algumas pessoas, manter um peso saudável parece impossível, mas não é. Enfim, apenas não caia no erro de confiar em “dietas-relâmpago”, que não são efetivas. O segredo é combinar um controle inteligente das quantidades de alimentos ingeridas com exercícios físicos, que você não pode deixar fora da equação.
Além disso, pessoas com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais são consideradas obesas. O termo “Obesidade” é usado para descrever o estado de saúde de qualquer pessoa significativamente acima de seu peso saudável ideal. Não se desencoraje pelo termo. Isso significa simplesmente que você é 20% ou mais acima do seu peso ideal, e você não está sozinho.
Quase 70% dos adultos americanos estão com sobrepeso ou obesos. Ser obeso coloca você em maior risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, hipertensão arterial, diabetes e muito mais.
O que é Obesidade? A Obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a Obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
O excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apneia e derrame. Por causa do risco envolvido, é bom que você perca peso mesmo que não esteja se sentindo mal agora. É difícil mudar seus hábitos alimentares e fazer exercícios. Mas, se você planejar, pode conseguir.
Quando você ingere mais calorias do que gasta, você ganha peso. O que você come e as atividades que você faz ao longo do dia influenciam nisso. Se seus familiares são obesos, você tem mais chances de também ser. Além disso, a família também ajuda na formação dos hábitos alimentares. A vida corrida também torna mais difícil planejar refeições e fazer alimentações saudáveis. Para muitos, é mais fácil comprar comidas prontas e comer fora. Não há soluções de curto prazo para a Obesidade. O segredo para perder peso é ingerir menos calorias do que você gasta.
Principais Causas da Obesidade São: Consumo exagerado de calorias; Falta de atividade física para consumir calorias; Ter maior facilidade (tendência) a acumular gordura; Ter maior dificuldade em queimar calorias. Para explicar o aumento da Obesidade, é preciso também entender o estilo de vida moderno. Quando elencamos as causas da Obesidade, podemos dar a falsa impressão de que as pessoas engordam por pura falta de cuidado, o que não é totalmente real. O estilo de vida moderno, principalmente o praticado nas grandes cidades, colabora e muito para esse quadro.
Quando os seres humanos viviam da caça e da coleta como a maioria dos animais, não havia comida garantida o tempo todo, como nos dias de hoje para a maioria das pessoas. O corpo humano armazena gordura, quando comemos mais do que precisamos para utilizar nos momentos em que a comida nos falta. Também gastávamos boa parte dessas calorias consumidas procurando por alimento.
Um trabalhador da classe média faz pelo menos três refeições fartas por dia e, praticamente, nenhuma atividade física. Ele passa grande parte do seu dia sentado ou realizando pequenos deslocamentos. A chamada vida sedentária moderna é apontada como uma das principais causas da Obesidade.
Tratamento da Obesidade:
Medicamentos. São poucas opções e envolvem risco. A obesidade é um problema de longo prazo, então não se pode ter a expectativa que um tratamento em dois meses vá resolver o problema. É completamente inadequado comprar remédio pela internet ou comprar fórmulas: isso é contra indicado, segundo o Conselho Federal de Medicina. Esses remédios podem fazer muito mal, porque muitos deles contêm, entre outras coisas, diuréticos ou laxantes, que fazem a pessoa urinar ou evacuar e perder água. Isso não é emagrecer, não é perder gordura corporal.
Como a Obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da Obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário