google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: HPV na garganta: confira os sintomas e como tratar?

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

HPV na garganta: confira os sintomas e como tratar?

O principal sintoma de infecção por HPV na garganta é o aparecimento de verrugas no local. Contudo, o HPV pode causar ainda irritação na garganta e nas amígdalas, além de dor ou dificuldade para engolir. Esses sintomas podem ser semelhantes a uma infecção bacteriana e podem indicar também a presença de câncer na garganta.



Na boca, o HPV também se manifesta sob a forma de verrugas, podendo ainda provocar lesões na língua, na mucosa da bochecha e nos lábios.

O tratamento
da infecção por HPV na garganta envolve o uso de medicamentos e a remoção das lesões através de cauterização ou pequenas cirurgias. Quando a lesão evolui para câncer, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.



Publicidade
Mesmo após a remoção cirúrgica das verrugas, elas podem voltar a aparecer, já que o tratamento não é capaz de eliminar completamente o vírus das células que não desenvolveram lesões mas estão infectadas. O reaparecimento dos sintomas do HPV na garganta pode ser desencadeado pode baixa imunidade ou ainda estresse e outros fatores emocionais.

A infecção pelo HPV na garganta geralmente ocorre pela via sexual ou da mãe para o feto durante a gravidez. Pessoas infectadas com o HPV têm mais chances de desenvolver câncer de garganta, mesmo sem apresentar sintomas do vírus.

Contudo, vale lembrar que o aparecimento de tumores na garganta é desencadeado não só pelo HPV isoladamente, mas pela combinação da infecção pelo vírus com os efeitos do álcool e do cigarro.

O médico otorrinolaringologista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar as infecções por HPV na garganta.



Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...