google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Tipos de doenças crônicas, confira algumas dela

domingo, 16 de dezembro de 2018

Tipos de doenças crônicas, confira algumas dela

Doenças crônicas geralmente se desenvolvem na idade adulta e precisam de um tratamento de longa duração, já que a maioria dos casos não tem cura. O avanço da idade e o sedentarismo são fatores que podem contribuir para o aparecimento de algumas delas, como por exemplo, a hipertensão.

Publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças crônicas são responsáveis por 59% de mortes no mundo, no Brasil 75% das pessoas com mais de 60 anos possuem algum tipo doença crônica.

Conheça algumas abaixo. 
Asma 
A Asma ou bronquite asmática é o tipo de doença crônica mais comum, principalmente em crianças, estima-se que 10% dos brasileiros sofram desse problema. Os principais sintomas são: tosse seca, chiado no peito, sensação de aperto no peito e dificuldades para respirar. 

Bronquite crónica/enfisema 
É uma inflamação dos brônquios causada pelo fumo, exposição a gases nocivos e até pela poluição do ar. Os principais sintomas são tosse, falta de ar, cansaço e febre. 

Hipertensão 
Ocorre quando os vasos sanguíneos se contraem dificultando a passagem do sangue, forçando o coração a trabalhar mais, pode desencadear problemas cardiovasculares. É uma doença silenciosa, seus sintomas são dores de cabeça, tontura ou mal-estar. 

Osteoporose 
A osteoporose é uma doença que reduz a quantidade de cálcio e enfraquece os ossos, aumentando o risco de fraturas principalmente nas regiões do quadril, fêmur e punho. Nos estágios mais avançados da doença o indivíduo pode sentir dor nos ossos, alterando assim a sua postura. 

O mal de Parkinson afeta os movimentos e o controle dos músculos e o equilíbrio. É uma doença degenerativa e progressiva e seus principais sintomas são: tremores, rigidez muscular e lentidão nos movimentos. 

Diabetes é uma doença causada pela má absorção da insulina no sangue. Geralmente se desenvolve na adolescência ou na fase adulta a diabetes Tipo I. O Tipo II é mais frequente depois dos 40 anos de idade e nas pessoas obesas. Os portadores de diabetes tipo I precisam de doses diárias de insulina para manter o nível de glicose no sangue estável, correm risco de vida caso não sejam injetadas doses diariamente.

Vale lembrar que existem doenças crônicas que não apresentam sintomas, porém quando se manifestam ocasionam crises mais intensas. Apesar de não ser considerada uma emergência, alguns casos podem ser fatais para a vítima, principalmente em casos de doenças respiratórias ou cardiovasculares.

Grande parte das doenças crônicas permanece no indivíduo por um período superior a seis meses, com um tratamento o adequado é possível controlar a doença e levar uma vida normal.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...