google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Entenda os benefícios e malefícios do sódio na dieta.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Entenda os benefícios e malefícios do sódio na dieta.

Qual é o problema do sódio? Nutricionistas explicam o lado bom e ruim do elemento presente no sal.  Faz bem também, sabia? 

Entenda o motivo pelo qual a quantidade de sódio (presente no sal) em alimentos industrializados causa problemas em nosso organismo.


Publicidade
Realidade: você compra um pacote de bolacha light achando que está arrasando no projeto verão e uma amiga te pergunta: “ah, mas quanto de sódio tem nisso?”, acabando com a sua vibe de musa fitness. Mas, afinal, por que o sódio é tão “temido”? 

Na verdade, trata-se de um componente vital para o corpo, pois equilibra a quantidade de água no organismo. “Enquanto o sódio retém os líquidos, o potássio provoca a excreção, de modo que as células fiquem com a quantidade certa de água”, explica a nutricionista Dra. Andréa Marim, especializada em Nutrição Esportiva. 

Além disso, “a falta de sódio no organismo pode levar a dor de cabeça, desidratação intensa, fraqueza muscular, vômitos, diarreias e até mesmo a arritmia cardíaca”, alerta a nutricionista Camila Avileis, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna de São Paulo. 

A sua maior fonte é o cloreto de sódio ou sal de mesa. Porém, adicionar sal à dieta não é necessário, pois a quantidade de sódio presente nos alimentos in natura já é o suficiente para o organismo. Daí a preocupação da amiga com o pacote de bolacha light: para realçar o sabor, produtos industrializa dossão acrescentados de bastante sódio. 

As embalagens light também não escapam, viu? Para reduzir a quantidade de gordura ou açúcar presente no pacote light, geralmente a marca compensa com uma dose maior de sódio. Por isso, sempre leia as embalagens dos produtos por mais que sejam "saudáveis". 

Põe o dedo aqui quem enche a pipoca de sal! Olivia Pope (Kerry Washington) em Scandal representa todas nós.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo de sal deve ser de no máximo 5 g por dia ou 14,7 saquinhos de sal. Porém, alimentos comuns como o macarrão instantâneo - junto com o pacote de tempero - tem 1,36 g de sódio ou 4 saquinhos de sal. Caldo de carne em cubo, por sua vez, tem 3 saquinhos de sal, enquanto molho de tomate equivale a 4,5 saquinhos de sal. No caso do bacon, cada porção de 100 g tem 0.830 g de sódio. Até mesmo o queijo cottage, que marca presença em diversas receitas light, é rico em sódio: cada porção - equivalente a uma xícara - tem 1 g de sódio. Ou seja, por isso consumismos muito mais sódio que o necessário. 

Dito isso, o sódio em excesso traz, sim, malefícios para o corpo. “A retenção exagerada de líquidos piora sintomas associados à obesidade e problemas cardíacos. O sódio em excesso também retira o cálcio dos ossos que, cronicamente, pode levar a Osteopenia e Osteoporose”, explica Camila.  

Sódio em excesso é ainda mais sério para quem tem hipertensão arterial. A retenção de líquido em exagero aumenta a pressão sanguínea, o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração. "Como o sódio retém a água, seu excesso aumenta a quantidade de água no organismo, que aumentará a quantidade de sangue para os tecidos. Com isso há dilatação das artérias e aumento da pressão arterial”, explica Camila. Com o aumento da quantidade de sangue, o coração tem que trabalhar mais e, com o tempo, este esforço extra irá resultar em problemas cardíacos. 

O sódio em excesso também prejudica os rins. Há uma sobrecarga de trabalho quando o sódio está alto, pois este deve ser expelido. Com o tempo, sua atividade pode ser prejudicada. 

Derrubando mitos: sal light tem baixo teor de sódio. Pelo fato do cloreto de sódio dividir espaço com o cloreto de potássio, esse sal pode ajudar pessoas com hipertensão. “Mas há um alerta, feito pelo presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia: pessoas com problemas nos rins não devem consumir esse sal, pois o potássio, se não for excretado devidamente do organismo, é danoso e pode até mesmo causar morte súbita”, disse Andréa. Em 1 grama de sal light há 0.197 g de sódio. 

Já o sal rosa do Himalaia, queridinho da turma fit, também tem menor quantidade de sódio, quase se aproximando da eficácia do sal light. A cada 1 grama de sal rosa do Himalaia, há 0.230 g de sódio. 

Guarde os dados para servirem de referência. É hora de repensar a nossa relação com sal! revistaglamour



Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...