google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Conflito da meia idade - busca por realização ou ausência de atividade

quinta-feira, 1 de março de 2018

Conflito da meia idade - busca por realização ou ausência de atividade

A chamada "idade madura" se inicia por volta dos 40 anos, sendo comum que as pessoas nesta faixa etária façam mudanças em seu estilo de vida, que revisem e reavaliem a sua existência e escolhas.

Publicidade
Há o enriquecimento da personalidade, mas também um dilema interno que vem com a percepção de que o êxito pelas conquistas alcançadas durante a vida nem sempre é duradouro. Com intenção de fazer valer seus esforços, surge a necessidade de ensinar, de se doar, para que haja continuidade ao que foi construído, para que seu legado seja perpetuado. Quando em excesso, essa atitude pode levar ao autoritarismo.

Conforme a teoria do desenvolvimento psicossocial, neste estágio da vida, a pessoa pode desenvolver a generatividade, que possibilita influenciar as próximas gerações com os seus feitos ou, ao contrário, experimentar a estagnação.

As mulheres tendem a se culpar pelas renúncias feitas em prol da família e os homens têm a tendência a buscar mais desafios e excitação, exibindo nostalgia por sua adolescência, sendo comum em ambos os casos, a busca por uma série de mudanças, inclusive relacionadas à aparência física.

É um momento de transição e a ele podem estar associados alguns eventos como, por exemplo, a aposentadoria, a saída dos filhos de casa, adoecimentos, menopausa, morte dos pais, casos extraconjugais, dentre outros.

A consciência do fim da juventude e iminência da velhice desencadeiam o processo, pois a pessoa passa a considerar possibilidades de grandes perdas físicas, congnitivas e emocionais, envolvendo, portanto, aspectos biológicos, socioculturais e psicológicos conscientes e inconscientes.

Até algumas décadas, a forma mais apropriada de viver a idade madura era casando e criando filhos. Hoje, essa perspectiva é ampliada, pois a generatividade pode ser expressa em diversos planos relacionais, inclusive no que diz respeito à carreira e não mais somente na família. Vale aqui salientar que ambientes competitivos, no meio social ou profissional, podem intensificar os conflitos internos.

A crise da idade madura está relacionada ao processo de individuação, processo este que, segundo Jung, nem todos conseguem completar com êxito. É o momento da autoconsciência, pois na primeira metade da vida a energia é canalizada para o mundo externo e nessa fase em questão, passa a ser canalizada para o mundo interno, para o mais profundo do nosso ser e ao que ainda podemos vir a ser.

Os aspectos positivos observados que compreendem essa fase da vida são:
- A pessoa passa a compreender melhor os seus próprios comportamentos, escolhas e os motivos de suas escolhas;
- Os relacionamentos íntimos se tornam mais satisfatórios e seguros;
- Passa a ter maior equilíbrio e presença social;
- É produtiva, responsável e realiza seus planos;
- Torna-se mais calma, transmite tranquilidade, sendo socialmente mais habilidosa e flexível;
- Valoriza sua independência e autonomia;
- Desperta afeto, aceitação e tende a se tornar mais carismática e comunicativa.

Em contrapartida, os aspectos negativos são:
- O Ego se torna mais frágil e a pessoa não se adapta muito facilmente ao estresse;
- Torna-se defensiva, reage às frustrações e irrita-se com facilidade, não se sentindo confortável com incertezas e complexidades;
- Rejeita pensamentos e experiências negativas;
- Torna-se vulnerável à ansiedade, medos e preocupações;
- Sente-se lesada e vitimizada pela vida.

A psicoterapia e diversas terapias holísticas podem ajudar nesse momento de reencontro consigo mesmo, nas resignificações que esta etapa da vida exige e na busca individual por atividades que tragam prazer e qualidade de vida. A fase da idade madura compreende, portanto, um momento de conciliação entre a vida já vivida e a que se pode e se quer viver. 
helensellmerpsicologia

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...