google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Existem 5 principais vírus da hepati: A, B, C, D e E

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Existem 5 principais vírus da hepati: A, B, C, D e E

A hepatite é uma inflamação do fígado. A condição pode ser auto-limitante ou pode progredir para fibrose (cicatrização), cirrose ou câncer de fígado. Os vírus da hepatite são a causa mais comum de hepatite no mundo, mas outras infecções, substâncias tóxicas (por exemplo, álcool, certas drogas) e doenças auto-imunes também podem causar hepatite.


Publicidade
 
Existem 5 principais vírus da hepatite, referidos como tipos A, B, C, D e E. Esses 5 tipos são de maior preocupação devido ao ônus da doença e da morte que causam e do potencial de surtos e espalhamento epidêmico. Em particular, os tipos B e C levam a doenças crônicas em centenas de milhões de pessoas e, em conjunto, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer.

A hepatite A e E são tipicamente causadas pela ingestão de alimentos contaminados ou água. As hepatites B, C e D geralmente ocorrem como resultado do contato parenteral com fluidos corporais infectados. Os modos comuns de transmissão para esses vírus incluem o recebimento de sangue ou produtos sanguíneos contaminados, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados e transmissão de hepatite B de mãe a bebê ao nascimento, de membro da família a criança, e também por contato sexual.

A infecção aguda pode ocorrer com sintomas limitados ou não, ou pode incluir sintomas como a icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), urina escura, fadiga extrema, náuseas, vômitos e dor abdominal.

Quais são os diferentes vírus da hepatite?

Os cientistas identificaram 5 vírus de hepatite únicos, identificados pelas letras A, B, C, D e E. Embora todos causem doença hepática, eles variam de maneiras importantes.

O vírus da hepatite A (HAV) está presente nas fezes de pessoas infectadas e, na maioria das vezes, é transmitido através do consumo de água ou alimentos contaminados. Certas práticas sexuais também podem espalhar HAV. As infecções são em muitos casos leves, com a maioria das pessoas fazendo uma recuperação completa e permanecendo imune a outras infecções pelo VHH. No entanto, as infecções por VHH também podem ser graves e ameaçadoras para a vida. A maioria das pessoas em áreas do mundo com saneamento pobre foi infectada com este vírus. Vacinas seguras e eficazes estão disponíveis para evitar VHA.

O vírus da hepatite B (VHB) é transmitido através da exposição a sangue infeccioso, sêmen e outros fluidos corporais. O VHB pode ser transmitido de mães infectadas para lactentes no momento do nascimento ou de membro da família para criança na primeira infância. A transmissão também pode ocorrer através de transfusões de sangue contaminado com VHB e produtos sanguíneos, injeções contaminadas durante procedimentos médicos e através do uso de drogas injetáveis. O HBV também representa um risco para os profissionais de saúde que sofrem lesões acidentais com agulhas ao cuidar de pacientes infectados pelo VHB. Vacinas seguras e eficazes estão disponíveis para prevenir o VHB.

O vírus da hepatite C (HCV) é transmitido principalmente através da exposição ao sangue infeccioso. Isso pode acontecer através de transfusões de sangue contaminado com HCV e produtos sanguíneos, injeções contaminadas durante procedimentos médicos e através do uso de drogas injetáveis. A transmissão sexual também é possível, mas é muito menos comum. Não existe vacina para HCV.

As infecções pelo vírus da hepatite D (HDV) ocorrem apenas naqueles que estão infectados com VHB. A infecção dupla de HDV e HBV pode resultar em uma doença mais grave e pior resultado. As vacinas contra a hepatite B fornecem proteção contra a infecção por HDV.

O vírus da hepatite E (HEV) é transmitido principalmente através do consumo de água ou alimentos contaminados. A VHE é uma causa comum de surtos de hepatite em partes em desenvolvimento do mundo e é cada vez mais reconhecida como uma causa importante de doença nos países desenvolvidos. Foram desenvolvidas vacinas seguras e eficazes para prevenir a infecção por HEV, mas não estão amplamente disponíveis. 

Leia mais: Principais sintomas e causas de hepatite


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...