google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Aveia é um cereal altamente nutritivo, rico em fibras

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Aveia é um cereal altamente nutritivo, rico em fibras

O plantio de aveia é relativamente novo no Brasil. Ganhou fôlego na década de 1970, quando as pesquisas para o desenvolvimento de novas variedades foram intensificadas. 
Nesses 40 anos, o país passou de importador a autossuficiente na produção do cereal e hoje se tornou o maior produtor da América Latina, com safra estimada em 379 mil toneladas neste ano, superando a Argentina, tradicional produtora do cereal, que chegou a colher 695 mil toneladas em 1990, mas assistiu, nas últimas décadas, à derrocada de sua produção interna, para as atuais 345 mil toneladas, volume projetado para este ano.

Além do aumento da produção nacional, o perfil das últimas safras também mudou e o cereal, que começou a ser cultivado no país como forrageiro (destinado à nutrição animal), ganhou novo status a partir de 2000, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o reconheceu como alimento funcional. Com isso, o cultivo da aveia preta foi quase integralmente substituído pelo da aveia branca.

Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL - colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

A Aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras.


Porém, para ser eficiente, a aveia deve ser consumida todos os dias!
A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo.






Publicidade
Benefícios:
Reforça o sistema imunológico e combate infecções;
Melhora o funcionamento do intestino;
Controla a quantidade de açúcar no sangue;
Diminui o Colesterol ruim;
Controla a pressão arterial;
Acalma os nervos e controla a concentração e o esgotamento mental;
Ajuda a acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária;
Ajuda a facilitar a digestão.

Consumo:
A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha, sendo o farelo de aveia é o tipo mais nutritivo. É recomendado de uma a duas colheres de sopa diariamente.

Ela pode ser consumida com água, sucos, leite, frutas, iogurtes, e em alimentos feitos de aveia como biscoitos e pães.

Aveia Contra o Colesterol:
Está com o colesterol alto? Inclua a aveia diariamente em sua dieta. Estudos recentes mostram que uma alimentação suplementada com aveia garante uma diminuição no nível de colesterol e, por consequência, protege contra doenças cardiovasculares. Esse efeito benéfico acontece porque a aveia atrapalha fisicamente a absorção de diferentes tipos de gordura no intestino, e, por isso, impede sua transformação em colesterol.

Não esqueça de usar a aveia como uma aliada ao coração - eliminando as placas de gordura e diminuindo o colesterol - deve estar associada a uma boa alimentação e atividade física.

Propriedades e contra-indicaçõesA sua semente é alimenticia proporcionando cálcio e substâncias minerais (cobalto, cobre, ferro, manganês, zinco). Emprega-se em tratamentos do sistema nervoso e contra a insónia e como fortificante no caso de diabetes e dispépsias. 
Emprega-se em curas de desintoxicação do tabaco. Suaviza e tonifica a pele, utilizando-se industrialmente em champôs, sabões, cremes e loções. Utiliza-se muito como matéria prima para a alimentação de animais pois é rica em nutrientes.

A aveia, assim como o trigo, a cevada, o malte e o centeio, possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.

Extrato de aveia pode também ser utilizada para aliviar condições da pele. Aveia tem sido tradicionalmente usada para fins medicinais, inclusive para ajudar a equilibrar o ciclo menstrual, o tratamento da dismenorreia, e para a osteoporose e infecção do trato urinário.

Fonte: belezaesaude.
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...