google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Entender os rótulos dos alimentos é mais importante do que você pensa

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Entender os rótulos dos alimentos é mais importante do que você pensa

As informações contidas no rótulo dos alimentos são importantes para promover escolhas alimentares saudáveis, diminuindo o risco da obesidade e de outras doenças associadas à alimentação. 

A obrigatoriedade da rotulagem nutricional nos alimentos tem pouco mais de 10 anos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, todos os alimentos industrializados devem fornecer no rótulo:



- nome do produto
- lista de ingredientes
- conteúdo líquido
- origem do produto
- identificação do lote
- data de fabricação e prazo de validade
- instrução de uso, quando for necessário
- informação nutricional

A informação nutricional deve apresentar a quantidade de nutrientes por porção e o percentual do valor diário (%VD), como mostra o modelo a seguir. 




Gorduras trans e sódio
As gorduras trans são usadas na indústria alimentícia para ajustar a textura de alguns alimentos e fazer com que eles durem mais tempo e fiquem mais saborosos. Ela é uma grande inimiga das dietas saudáveis, pois não é sintetizada pelo organismo e, por essa razão, não deveria ser consumida nunca.

Esse tipo de gordura pode causar uma série de prejuízos à saúde em geral — o aumento do colesterol ruim (LDL), do triglicérides e ganho de gordura localizada são acarretados pelo consumo da gordura trans.

O Sódio nada mais é que o principal componente do sal, um ingrediente importante para o bom funcionamento do organismo, mas, se consumido em excesso, desfavorável a saúde. É recomendado que um adulto consuma 2g de sódio por dia — o equivalente a, aproximadamente, 5g de sal de cozinha.


Sódio: Está presente em quase todos os alimentos industrializados, inclusive nos doces. O seu consumo excessivo pode ser prejudicial, principalmente aos hipertensos. O indicado é que a cada 100 miligramas de um alimento, deve haver no máximo 200 miligramas de sódio.


Os pacientes devem prestar atenção redobrada nos rótulos dos alimentos em relação a esses dois componentes. Se possível, os pacientes devem ser orientados a evitar sempre a gordura trans e procurar pelos produtos com teores de sódio reduzidos.

Calorias e Carboidratos Totais
A quantidade de calorias, medida usada para expressar o valor energético de cada alimento, é uma informação que deve estar presente nos rótulos de alimentos e deve ser levada sempre em conta. Saber quantas calorias estão presentes em alimentos e bebidas pode ajudar a fazer escolhas mais conscientes para uma vida muito mais saudável.

A principal fonte de calorias para o corpo provém dos carboidratos. Eles são substâncias importantes, que servem como fonte de energia para atividades físicas e atividades básicas do dia a dia. Os carboidratos, geralmente, são encontrados em alimentos que possuem frutose, alto teor de açúcar e massas em geral. A nutrição esportiva, modalidade em voga nos dias de hoje, deve-se atentar especialmente a esse tópico, pois o consumo de carboidratos é muito importante para os atletas.


Fibras: Além de ajudar no regulamento do intestino, as fibras são também importantes aliadas para redução da absorção do colesterol e açúcares. Segundo a Dr. Sérgio, hoje o mercado conta com várias opções de alimentos integrais, mas nem todos possuem uma boa porção desse nutriente. O ideal é que haja a proporção de 3 gramas de fibras a cada 100 gramas do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...