google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Diferenciar intolerância de alergias alimentares

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Diferenciar intolerância de alergias alimentares

Você já notou que as pessoas têm cada vez mais intolerâncias e alergias alimentares? Para atendê-las, os rótulos também devem informar a existência de vários outros componentes no produto, como:

Glúten: para alertar os portadores da doença Celíaca, uma intolerância ao consumo dessa proteína. A ingestão da proteína, presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte, pode causar diarreias prolongadas ou permanentes.

Fenilalanina:
para os portadores da doença Fenilcetonúria, uma intolerância que pode levar a convulsões e deficiência mental.

Lactose: para alertar quem tem ou desenvolveu a carência da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem a finalidade de decompor o açúcar do leite em carboidratos, para a sua melhor absorção. As pessoas afetadas por essa intolerância costumam sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarreia e gases após o consumo de laticínios. No Brasil, estima-se que cerca de 37 milhões de pessoas tenham intolerância à lactose.

Aditivos e contaminantes: usados para conservar, intensificar ou modificar suas propriedades sem alterar o valor nutritivo:

- acidulantes (H): acentuam o sabor ácido
- adoçantes (D): adoçam
- antioxidantes (A): evitam o ranço, o envelhecimento da comida
- aromatizantes (F): realçam o sabor
- conservantes (P): protegem contra a contaminação de microrganismos
- corantes (C): realçam a cor
- espessantes (EP): aumentam o volume, a viscosidade
- estabilizantes (ET): evitam a separação dos ingredientes
- umectantes (UC): evitam o ressecamento

 
 
Alergia e intolerância são fenômenos distintos, embora os sintomas possam ser parecidos. 
A alergia dispara um mecanismo imunológico, com sintomas variáveis que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório. As reações podem ser leves, como coceiras e vermelhidão, até reações graves que podem comprometer vários órgãos. 
A intolerância alimentar, por sua vez, resulta da incapacidade do organismo de digerir algum componente do alimento que provoca uma reação, muitas vezes metabólica, causando vários desconfortos.

É importante diferenciar a alergia da intolerância porque a orientação nutricional é distinta em cada caso. Enquanto a intolerância à lactose, por exemplo, permite o consumo de pequenas quantidades de laticínios ou a ingestão de enzimas lactase para suprir a carência, em caso de alergia às proteínas do leite, os laticínios devem ser eliminados da dieta.
jovemcientista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...