google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira qual a função de um psicólogo

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Confira qual a função de um psicólogo

O papel do psicólogo consiste em analisar a história de vida da pessoa, esclarecer uma situação, dar suporte e acompanhá-la a fim de auxiliar na superação de uma crise e proporcionar o desenvolvimento de potencialidades e crescimento pessoal de seu paciente.

Psicólogos comportamentais e cognitivos comportamentais são especialistas em comportamento humano e usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas a superar suas queixas.


Eles ajudam as pessoas a superarem e gerenciarem problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias, psicoeducação de filhos entre dezenas de outros, além de ajudar aquelas pessoas que desejam aumentar seu nível de autoconhecimento.
Entre todas as funções e atividades exercidas por psicólogos, a Psicologia Clínica é bem clássica e por isso muito conhecida.

Psicologia Clínica é comumente praticada em um consultório, uma vez que tem ambiente adequado para a prática da psicoterapia (ambiente agradável, acusticamente isolado etc). Mas pode também ser praticada em hospitais e até na residência do paciente, caso o paciente não tenha condições de se locomover até o consultório.


A função do psicólogo é trabalhar nas queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, que invariavelmente geram incômodos à própria pessoa ou às pessoas do seu universo de relacionamento (amigos, colegas de trabalho, filhos, namorado, esposa etc). 


O psicólogo deve ir à busca das origens dos incômodos, entendendo suas funções. Deve discutir a forma pela qual o individuo trata essas questões, sempre almejando tornar a vida da pessoa a mais confortável possível.

Geralmente os psicólogos se baseiam em uma abordagem, e eventualmente em mais de uma, para utilizar clinicamente nas sessões de psicoterapia. A abordagem, nesse caso, seria o uso clínico do conhecimento obtido pela psicologia em cada linha de estudo/raciocínio.

As abordagens mais comuns da psicologia são:
 

Terapia Cognitiva

Pensamento e sua dinâmica.
Conheça cada um de nós lendo nosso perfil individual em psicólogos sp. Você poderá também ver os horários disponíveis e agendar sua consulta ou ainda solicitar que a nossa secretária ligue para você.

Premissa básica: Examina o pensamento humano e o comportamento em termos de como nós interpretamos, processamos e lembramos das situações. As regras que nós usamos para ver o mundo são importantes para entender o porquê pensamos e agimos da forma que fazemos. De maneira geral, comportamento humano não pode ser compreendido sem examinar como a pessoa adquiri, armazena e processa as informações.
 

Terapia Comportamental

Efeitos social/ambiente no comportamento do ser humano
Explica o comportamento humano em termos condicionais, ou seja, busca compreender a função que mantém o padrão comportamental daquele sujeito (adequados ou inadequados) e após essa análise funcional, utiliza procedimentos como forma de aprimorar e modelar novos comportamentos.
 

Psicanalítica/Psicodinâmica

Inconsciente como determinante do comportamento
Acredita que o inconsciente – parte da nossa mente que nós não temos controle ou acesso racionalmente – controla a maior parte de nossos pensamentos e ações. O inconsciente vem desde a infância e governa a personalidade.


Algumas pessoas hesitam em consultar um psicólogo porque almejam solucionar seus problemas sozinhos ou se sentem culpadas por estar em dificuldade. Outras se envergonham do que sentem e preocupam-se com o que os outros podem pensar se procurarem ajuda.

As pessoas não sabem mais olhar pra si mesmas e se verem tais como são: imensas, sagradas e plenas de potencialidades. É função do psicólo (a) colocar a pessoa, a todo instante, diante de si mesma, olhando-se sem prevenção, sem desprezo, sem culpa de querer ser feliz, mas com amor, orgulho de si mesma, com fascínio e celebração da própria realidade. psicologosberrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...