google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: A importância da vitamina D para nosso orgnismo

sábado, 21 de janeiro de 2017

A importância da vitamina D para nosso orgnismo

A vitamina D é conhecida como vitamina do sol, e por uma boa razão. Tomando sol por um período de 15 a 20 minutos, duas vezes ao dia, seu corpo consegue produzir a vitamina e ainda se beneficiar dela. 
Vale lembrar que a exposição solar exagerada pode provocar o desenvolvimento de câncer de pele. Recomenda-se que para a produção de vitamina D cutânea a exposição solar deve ocorrer durante 5 a 30 minutos antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas da tarde, pelo menos duas vezes durante a semana.

Se você está se perguntando qual a importância da vitamina D, prepare-se para conhecer os diversos benefícios que ela oferece para todas as idades. O principal deles é estimular a absorção de cálcio e fósforo, minerais que auxiliam no crescimento e desenvolvimento corretos dos ossos e dentes. 


A vitamina D é muito importante para que o organismo funcione de maneira adequada, já que está envolvida em diversos processos fisiológicos. 
 
Outros benefícios da vitamina D são ajudar no combate à hipertensão e no controle de peso, diminuir os sintomas de algumas formas de artrite e, possivelmente, ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 1 em crianças. Por isso, a vitamina D pode ser considerada uma grande aliada na prevenção da osteoporose. Além disso, controla se os minerais são depositados ou retirados dos ossos, evitando que fiquem moles ou fracos.

A vitamina D também desempenha um importante papel no funcionamento adequado da tireoide e na secreção de insulina pelo pâncreas. Atua no sistema imunológico, aumentando a funcionalidade das células responsáveis por destruir os invasores que tentam atacar o organismo.
 

Saúde óssea:
É responsável por regular a absorção de cálcio no organismo e fixar esse mineral nos ossos, sendo extremamente importante para a saúde desse tecido e prevenção de osteoporose.

Saúde cardiovascular:
A deficiência de vitamina D pode estar relacionada com o aumento da incidência de problemas cardíacos, como enfarte, por exemplo.

Prevenção de doenças crônicas:
A vitamina D exerce um importante papel na prevenção e controle das doenças crônicas, como a hipertensão, pois melhora a função dos vasos sanguíneos, e diabetes, já que ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e reduzir a resistência à insulina, sendo fundamental para reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Gestação:
Importante na gravidez, já que diminui o risco de aborto nos primeiros meses, além de ser fundamental para o desenvolvimento cerebral do bebê.

Sistema imunológico:
A vitamina D regula a produção de células do sistema imunológico, por isso é essencial para o bom funcionamento do sistema e no combate à infecções.

Equilíbrio de minerais:

Participa da homeostase do cálcio e do fósforo, também importantes para a saúde óssea.

Prevenção de câncer:
A vitamina D também pode estar envolvida na prevenção de alguns tipos de câncer.

Dor crônica:
A vitamina D regula processos inflamatórios no organismo, além de contribuir para maior controle de dores crônicas, como dores nas costas ou dores generalizadas.

Onde encontrar a vitamina D?
Apesar da exposição ao sol ser uma forma de obter a vitamina D, ela não é a única. Outra maneira é incluindo na dieta alimentos ricos em vitamina D. Conheça os principais deles e acrescente no seu cardápio diário:
Leite;
Iogurte;
Ovos;
Manteiga;
Peixes (em especial, sardinha e o atum enlatado);
Fígado de boi;
Queijo cheddar;
Óleo de fígado de peixe;
Cereais fortificados com a vitamina.

Também é possível conseguir a quantidade diária ideal de vitamina D por meio de suplementos, mas sempre com acompanhamento médico e sem abusos. A superdosagem de vitamina D pode elevar os níveis de cálcio no sangue e na urina, provocando a formação de cálculos renais e calcificação das articulações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...