google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Controlar a compulsão alimentar e emagrecer de uma vez por todas

sábado, 3 de dezembro de 2016

Controlar a compulsão alimentar e emagrecer de uma vez por todas

Atualmente, já é de conhecimento geral que a compulsão alimentar torna o processo de emagrecimento (ou até a manutenção de peso) muito mais difícil e desgastante. Muitas vezes fazendo a pessoa sofrer também com o efeito sanfona (emagrece e engorda, emagrece e engorda…)

A compulsão alimentar é caracterizada pela ingestão exagerada de comida constantemente mesmo sem sentir fome. Se em pelo menos 3 refeições na semana você não consegue se controlar e acaba comendo mais do que o necessário, preste atenção e continue lendo para saber o que fazer.

Publicidade

Se você sofre de compulsão alimentar, não se preocupe. É mais comum do que você imagina!

Entenda como controlar a compulsão alimentar para conseguir emagrecer de uma vez por todas.

Compulsão Alimentar impossibilita o Emagrecimento?

Não precisa ser nenhum especialista para saber que a compulsão alimentar impossibilita o emagrecimento definitivo. Quem é compulsivo pode até conseguir emagrecer, mas tem muita dificuldade em se manter magro e acaba sofrendo com o efeito sanfona.

A compulsão alimentar é um problema muito comum e que gera muitas dúvidas a respeito do seu tratamento. Isso acontece, pois a compulsão alimentar normalmente tem causas psicológicas difíceis de identificar e tratar.

Porém, um tratamento adequado ensina o compulsivo a ter controle sobre seus hábitos alimentares. E ele também passa a ter controle sobre outros aspectos da sua vida.

Agora vamos ver como controlar a compulsão alimentar. Um tratamento adequado só pode ser feito a partir de uma identificação precisa das causas da compulsão alimentar.

Tratamento para Compulsão Alimentar

De acordo com instruções médicas, o primeiro passo para o tratamento de quem sofre de compulsão alimentar é a reeducação alimentar. Aprender a se alimentar nos horários certos e com os alimentos certos. Repare que em nenhum momento eu disse dieta ou redução de calorias.

Explicando de maneira mais prática, o compulsivo tem que aprender a comer os alimentos do café da manhã no café da manhã, do almoço na hora do almoço, do jantar na hora do jantar, além de fazer lanches entre as principais refeições.

Esta reeducação alimentar não precisa se preocupar com a quantidade de calorias ingerida (se é alta ou baixa), pois o objetivo principal dela é reprogramar o “relógio biológico alimentar” do compulsivo. Fazendo com que ele aprenda a se alimentar adequadamente.

COMO FAZER A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?

Nessa reeducação alimentar, você deve fazer refeições balanceadas, sem se preocupar tanto com a quantidade de calorias ingerida. Coma carboidrato (arroz, batata), proteína (frango, peixe), fibra e gorduras.

Lembre-se que o mais importante nesse momento é organizar a sua alimentação para evitar com que você coma nos horários errados e exagere na quantidade de comida.

Para te ajudar com dicas mais específicas, veja esse artigo sobre como fazer uma reeducação alimentar, aplicando uma regra muito simples.

IDENTIFICAÇÃO PSICOLÓGICA DA COMPULSÃO ALIMENTAR

Se a reeducação alimentar não for suficiente para o controle da compulsão, significa que você tem que investigar as causas psicológicas desse transtorno. Identificando em que momentos você come compulsivamente: quando está deprimida, ansiosa, estressada.

Nesse caso, é preciso procurar um psicólogo para identificar esses fatores psicológicos, pensamentos e/ou crenças que possam estar desencadeando a compulsão.

Frustração, estresse, ansiedade, recompensa, depressão, baixa autoestima, solidão são as principais causas psicológicas da compulsão alimentar.

O psicólogo vai te ajudar a identificar quais são elas. Dessa forma, poderá ser feito um tratamento específico para a compulsão.

Indicação de Tratamento para Compulsão Alimentar

Se parece que você está sempre com fome e você come quando está muito triste, muito feliz, deprimido, inquieto, orgulhoso, então você precisa de um tratamento mais específico.

A melhor solução é a identificação da causa dessa compulsão e tratamento com um especialista (normalmente psicólogo). É a maneira mais eficiente e segura.

CONCLUINDO…

Acredito que tenha ficado bem claro a importância da identificação da causa da compulsão para um tratamento adequado. Isso acontece porque na grande maioria dos casos a causa da compulsão alimentar é psicológica.

Quando a causa não é psicológica, esse transtorno pode ser resolvido com uma reeducação alimentar. Mas nos outros casos, a melhor solução é o tratamento com um psicólogo.

Ele vai te ajudar a identificar o que tem te impedido de comer compulsivamente. E a partir disso, te indicar um tratamento adequado.

E você, sofre de compulsão alimentar? O que você faz para evitar? ingerindosaude

  Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...