google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Colesterol total está alto: aprenda a comer

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Colesterol total está alto: aprenda a comer

Seu colesterol está alto e você não deixa de se perguntar o que não deve comer? São muitos os alimentos que deverá manter afastados da sua dieta e outros que só são permitidos de vez em quando.

Trata-se principalmente de alimentos ricos em gorduras saturadas que aumentam os níveis de colesterol ruim ou LDL.


 Publicidade
É por isso que deverá seguir algumas recomendações e optar por alimentos que não piorem sua condição e, principalmente, ingerir os que o podem beneficiar e elevar o colesterol bom.

As vísceras ou órgãos internos de todo o tipo de animais são alguns dos alimentos que mais aumentam os níveis de colesterol, por isso deverá evitar comer: fígado, cérebro, rins, coração, língua, etc.

Não são só as pessoas com problemas de colesterol que deverão reduzir o consumo de vísceras, a recomendação vale para a população em geral, devido ao alto valor de gorduras saturadas e de colesterol que possuem. Por isso, seu consumo deverá ser totalmente esporádico e em nenhum caso habitual.

Da mesma forma, o consumo de carnes vermelhas e de caça deverá estar muito limitado em caso de ter colesterol alto, já que este alimento de origem animal aumenta de forma muito considerável os valores de colesterol no sangue.

Como exemplos de carne vermelha podemos destacar a carne de vaca, o porco, o javali, o cordeiro, o cabrito, o boi e touro, o cavalo, o pato... Portanto será melhor que prefira o consumo de carnes magras, cujo valor de gorduras é muito menor.

Seguindo com a resposta do que não pode comer se você tem o colesterol alto, devemos destacar também os frutos do mar como alimento que não deverá fazer parte da sua dieta diária nem habitual. De forma específica, os frutos do mar com mais colesterol são os crustáceos (camarões, lagostins, etc.), cefalópodos (lula, choco, polvo...) e moluscos (caramujo ou cornetinha, mexilhões, chirlas, amêijoas, etc.).

Isto não só implica evitar comer frutos do mar no restaurante, como também se aplica aos frutos do mar em conserva ou lata, assim como esquecer certos hábitos como chupar as cabeças dos camarões, já que é a parte com maior colesterol.

Nas listas de alimentos não recomendados para pessoas com colesterol alto, os ovos são sempre um elemento considerado inimigo. Sendo assim, a gema do ovo é a parte que concentra a maior parte do colesterol e a quantidade deste lípido piora quando a preparação consiste em fritar com óleo abundante. Desta forma, recomenda-se limitar o consumo de gema de ovo a dois ovos por semana, enquanto o de claras pode ser um pouco maior.

Chouriço, presunto, salame, mortadela, salaminho. Os embutidos constituem outro grupo de alimentos cujo consumo deve ser moderado para evitar o aumento do colesterol. Em qualquer caso deverá optar por recheios mais magros e que menor gordura tenham, como o peito de peru ou o presunto cozido.

Outros alimentos com um valor muito considerável de gorduras saturadas e, portanto, que aumentam os níveis de colesterol de uma forma mais que considerável são:

Lácteos em sua versão integral: leite, iogurte, creme, queijos gordos, sorvetes.

Óleos e gorduras: manteiga, margarina, banha de porco, toucinho, óleo de coco, óleo de palma, etc.

Patê, por ser elaborado principalmente à base de fígado.

Ovas de peixe

Gorduras trans: doces industriais, molhos, comida rápida, pratos pré-cozidos, etc.

O que devo comer com colesterol alto:

Manter um peso corporal saudável através do aumento da atividade física e ingestão calórica adequada também é importante. Indivíduos com sobrepeso ou obesidade podem reduzir o colesterol no sangue com a perda de peso. Alimentação é muito importante. Mudanças na dieta normalmente alcançam reduções de 10 a 15% nos níveis de colesterol no sangue.



Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...