É considerada a erva do bom humor, pois é um ótimo calmante natural, proporcionando a sensação de bem estar. Combate as dores musculares de origem nervosa e a insônia.
A erva-de-são-joão ou hipérico tem o nome científico Hypericum perforatum e pertence à família Guttiferae.
Publicidade
Durante séculos a planta tem tido empregada como laxante, diuréticos, antitérmico, cicatrizante, nevralgias, insônias, dores de cabeça, gastrite, hemorroidas, tétano, doenças mentais e até mesmo para alguns tipos de câncer. Contudo, seu principal e mais efetivo benefício é no combate a depressão.
Um dos usos mais comuns da Erva-de-São-João é no tratamento da depressão e outras condições que a acompanham, como ansiedade, cansaço e problemas para dormir. Evidências científicas indicam que esse uso é eficaz para tratamento de depressão leve a moderada.
Atualmente é utilizada como antidepressivo, apresentando bons resultados no tratamento da depressão leve. Nas Farmácias Tradicionais e nas Farmácias de Manipulação, mediante receita, na forma de extrato seco padronizado.
Quantidade recomendada
A recomendação da erva-de-são-joão varia entre 100 e 300 miligramas por dia, sendo que é o seu médico quem irá determinar a quantidade diária a ser ingerida.
Efeitos Colaterais da Erva-de-São-João
Os efeitos colaterais da Erva-de-São-João incluem cansaço, boca seca, anorgasmia, aumento da frequência urinária e aumento da transpiração.
Contraindicações da Erva-de-São-João
A Erva-de-São-João está contraindicada na gravidez.

Nenhum comentário:
Postar um comentário