Todo o mundo fica triste de vez em quando. Acontece algo ruim, ou simplesmente a gente está num mal dia, e de repente tudo parece pior ou sem graça. Isso nos permite reavaliar nossas decisões, economizar nossas energias e até atrair ajuda. Mas em alguns casos a pessoa não se sente capaz de resolver seus problemas, que vão crescendo cada vez mais, realimentando um ciclo vicioso que chamamos de depressão.
A depressão é um transtorno de humor que drena a sua energia, esperança e ânimo, tornando-se difícil fazer o que você precisa para se sentir melhor. Ainda que ultrapassar a depressão não seja uma tarefa fácil e muito menos rápida, está longe de ser impossível. Ainda que a sua força de vontade jogue um papel fundamental para a sua melhoria, se a sua depressão for severa ou já durar à mais de dois meses, provavelmente necessita de uma abordagem estruturada e de alguma forma de ajuda.
Tal como já referi no artigo: A palavra Depressão está muito vulgarizada nos dias de hoje, se escuta com muita frequência.
" Eu acho que estou com depressão ..." e assim segue motivos por muitas vezes banais, mas Depressão é muito mais do que querer ficar em casa por exemplo.
Descobrindo a causa da depressão
A pessoa que sofre desse mal, apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite.
Compreenda as típicas causas de depressão. A depressão é um transtorno complexo e não existe um teste simples que os médicos podem fazer para saber se você está deprimido. No entanto, se nada dessa lista aplicar-se à sua vida, essa informação pode ajudar a você, seus amigos ou seu terapeuta a trabalhar em sua recuperação:
Trauma e luto. Abuso ou outras experiências violentas podem causar depressão, tenham eles ocorrido recentemente ou não. O luto após a morte de um amigo ou outro evento traumático pode desenvolver-se em depressão profunda.
Acontecimentos estressantes. Mudanças súbitas, mesmo as positivas, como casamento ou novo emprego, podem ser as responsáveis. Estresse de longo prazo por cuidar de uma pessoa doente ou passar por um divórcio confuso também são causas comuns.
Problemas de saúde. Dores crônicas, inflamação na tireóide e muitos outros problemas médicos podem trazer a pessoa à depressão, principalmente se ela estiver lutando uma longa batalha contra uma doença.
Medicamentos e substâncias. Sempre leia sobre os efeitos colaterais de qualquer medicamento que estiver tomando. Evite usar álcool e outras drogas para ver se os sintomas melhoram; pessoas deprimidas frequentemente abusam de drogas, o que somente piora o problema.
Genética. Se membros de sua família biológica sofrem ou costumavam sofrer de depressão, é mais provável que você também sofra.
Tratamento
A fim de superar a depressão, relembre-se, você tem que cuidar de si mesmo. Isto inclui tempo para fazer coisas que você gosta, pedindo ajuda aos outros. É importante que estabeleça limites para o que você se propõe e é capaz de fazer, adotando hábitos saudáveis, e agendando atividades divertidas para o seu dia.
você pode fazer uma enorme diferença na recuperação da sua depressão, com mudanças de estilo de vida simples: fazendo exercícios diariamente, evitando a necessidade de se isolar, desafiando as vozes negativas na sua cabeça, comer alimentos saudáveis, e encontrar tempo para descansar e relaxar. Sentir-se melhor leva tempo, mas você pode chegar lá se fizer escolhas positivas para si mesmo todos os dias e contar com o apoio dos outros.
O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar três graus de um episódio depressivo: leve, moderado e grave, assim, se você se identifica com os sintomas citados e está deixando de viver sua vida normalmente, sente um sofrimento e um vazio interno que parece que nunca vai passar, eu aconselho, você procurar um Psiquiatra ele é o profissional que irá diagnosticar realmente se é Depressão, e irá lhe ajudar a não se sentir assim, "tão estranha".
Nenhum comentário:
Postar um comentário