google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Fibromialgia: entenda essa patologia e como tratá-la

sábado, 2 de janeiro de 2016

Fibromialgia: entenda essa patologia e como tratá-la

Fibromialgia é definida por uma Síndrome Clínica que se manifesta, principalmente, por apresentar dor em pontos específicos do corpo.

Muitas vezes, fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações, o que leva o paciente a sentir junto da dor uma intensa fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória, concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tonturas e alterações intestinais.

 

Uma característica importante da pessoa com Fibromialgia, é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos em determinadas regiões do corpo.


Alguns Pontos chaves de dor na Fibromialgia.
A Fibromialgia não possui causa definida. Estudos mostram que estes pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor. Na realidade, seria como se o cérebro destas pessoas interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso, o que leva a uma sensação do aumento da dor.  Normalmente, ela aparece logo após eventos graves ocorridos na vida de uma pessoa, como: um trauma físico ou psicológico, ou mesmo após uma infecção grave. Alguns autores relatam que situações vivenciadas pelo ser humano, provocam a piora das dores em quem tem Fibromialgia, sendo o excesso de esforço físico, o estresse emocional, alguma infecção, a exposição ao frio, o sono ruim, dentre outros.
As  pessoas com Fibromialgia começam sentindo uma dor localizada crônica, que é aquela que persiste e que  progride  envolvendo todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem Fibromialgia ainda não está muito bem elucidado. Atualmente, com o avanço das pesquisas que permitem ver o cérebro em funcionamento, foi comprovado que os pacientes com esta doença, realmente estão sentindo a dor que dizem apresentar. Este tipo de dor é diferente, pois não há lesão no corpo e, mesmo assim, a mesma está sempre presente, é forte e constante. 

Um dos critérios para se diagnosticar a Fibromialgia é a presença de dor na palpação, em pelo menos 11 dos 18 pontos sensíveis à dor, como demonstrado na figura.
 

É verdade que esportes têm papel importante na fibromialgia?

Sim. Esporte age de diversas maneiras. Em primeiro lugar melhora a forma física, a auto-estima e o organismo como um todo. Em segundo, libera uma série de hormônios e mediadores que aliviam a dor e o cansaço. Em terceiro, pode melhorar a qualidade do sono. Por fim, o esporte é um momento onde a fibromiálgica deixa o mundo de lado para cuidar de si mesmo. 


Isso apenas já é grande avanço! Qual esporte fazer? Tenha em mente duas coisas: primeiro, a atividade deve ser para a vida toda! Portanto não faça algo que não goste, ou que não vai agüentar muito tempo. Se academia te entedia, mas dança te dá prazer, dance! Se cansar de um mude para outro. O importante é não ficar parada. Combine esforço aeróbico com alongamento. Musculação não é o mais indicado. Segundo, um corpo

dolorido e contraído dói mais ao exercício. É comum e esperado que as dores piorem no início das atividades físicas. Este é o momento de usar as medicações que seu reumatologista indicar, elas darão algum alívio. Insista. Continue. Faça por gosto e por você.

Como curar fibromialgia?

Para curar a fibromialgia tem-se que tomar consciência dos mecanismos que causam a doença, e mudá-los. Os remédios são fundamentais, viabilizam uma condição onde a transformação tem chances de acontecer, aliviam por alguns meses. Este tempo é valioso para a pessoa mudar completamente o jeito como leva a vida. 

“Se trago as mãos distantes do meu peito, é que há distância entre intenção e gesto”, diz Chico Buarque. Da mesma forma, conscientizar-se está ainda a alguma distancia de resolver o problema. Pode não ser fácil mudar os padrões de comportamento de uma vida toda. Por isso psicoterapia é fundamental. 

Simplesmente deixar de se preocupar com as coisas e pessoas não é possível. Se fosse, deixaria um vazio enorme. A fibromiálgica pode perceber que há anos não vive sua própria vida. Reconstruí-la, retomar objetivos próprios e prazeres pessoais é fundamental. Lidar com a culpa de “deixar as pessoas à própria sorte” também pode ser difícil. A combinação da medicação certa, exercícios físicos, auto-conhecimento e muita vontade é a única fórmula capaz de operar milagres.

Medicamentos para fibromialgia:

Antidepressivos. Classes especiais de medicamentos antidepressivos são efetivas no tratamento da fibromialgia. As pesquisas mostraram que antidepressivos que atuam em serotonina e noradrenalina são os mais efetivos. Dentre as drogas com este mecanismo de atuação estão a amitriptilina, nortriptilina, venlafaxina e duloxetina.

Anticonvulsivantes. Alguns medicamentos utilizados no tratamento de convulsões também se mostram efetivos no tratamento da fibromialgia. Dentre eles estão a carbamazepina, gabapentina e pregabalina.

Analgésicos. Medicamentos analgésicos podem ajudar no alívio da dor, são geralmente prescritos pelo médico de forma eventual e não como tratamento contínuo.

Relaxantes musculares. Estas drogas também são utilizadas de forma breve e não contínua. São eficazes para combater a dor e a tensão muscular.
Todo tratamento deve ser prescrito e orientado por um médico.

Sugestão de alguns exercícios físicos para Fibromialgia

Objetivos

  • Melhorar os sintomas de dor;
  • Evitar contrações dolorosas de grupos musculares;
  • Melhorar a força muscular;
  • Favorecer a coordenação motora para as atividades diárias;
  • Promover uma postura adequada;
  • Melhorar a disposição;
  • Auxiliar no controle de peso;
  • Auxiliar no controle de ansiedade;
  • Melhorar a auto-estima.

Aquecimento

Atua melhorando o aporte sangüíneo para os músculos e tendões, adequando a freqüência cardíaca e respiratória. Com isso melhora a resistência física para os exercícios ou mesmo para as atividades diárias que o indivíduo irá desempenhar.

 
Exercícios de Alongamento

São importantes para promover o equilíbrio, coordenação motora e melhorar a condição de dor.

 
Exercícios de Resistência

São importante para o condicionamento cardiovascular, controle de peso e fortalecimento muscular.

 
Relaxamento Muscular

Ao final de uma série de exercícios, são feitos alguns alongamentos e exercícios com a respiração que visa “desacelerar” o organismo para retornar à sua rotina.



Logo mais deixo um relato sobre uma boa alimentação para pessoas que sofrem desse mal. Fibromialgia: alimentação que ajuda alivia dor



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...