google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Anta: coisas surpreedente sobre esse mamífero

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Anta: coisas surpreedente sobre esse mamífero

A anta é um animal solitário que precisa de grandes áreas para viver. É o maior mamífero terrestre da América do Sul. Os pesquisadores já sabem que a anta é fundamental para conservar a vegetação nativa. Por isso essa espécie é chamada de a jardineira das florestas.
“Ela come oito, nove quilos de alimento por dia. Muito disso é fruto. Quando ela engole os frutos, engole a semente e aí ela defeca. Só que o bicho anda enormes distâncias. Então ela é uma super dispersora de sementes, e a gente costuma chamá-la de a jardineira da floresta”, explica a engenheira florestal Patrícia Médice, do Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Uma lenda conta que, quando o mundo foi feito, o Criador formou a anta com partes tomadas de empréstimo de outros animais. Isto explicaria porque a anta ou tapir tem a forma de um porco, pé de rinoceronte, cascos de boi e o focinho como uma pequena tromba de elefante. Em temperamento, porém, não é igual a nenhum desses animais. É um bicho pacífico, tímido, que se esconde durante o dia e sai a noite para comer folhas, ervas e raízes.
Somente a fêmea, bem maior que o macho, desafia qualquer um que tente atacar seu filhote. A anta esconde-se na água. O macho adulto isola-se como o javali mas é muito mais cauteloso. Os demais vivem em grupos. Os jovens também têm pelo curto e espesso, mas coberto de manchas e listras longitudinais que desaparecem quando o animal cresce.   

Há 4 espécies de anta. Três delas, a anta de Baird, a anta brasileira e a anta da montanha, são encontradas nas florestas tropicais e montanhas da América do Sul. A anta asiática tem uma capa de pelo branco no meio das costas. Isso faz dela uma presa fácil para os tigres. 

Anta comprimento da fêmea: até 2 m
Altura: até 1 m Peso: até 200 Kg
não há época especial de acasalamento
Período de gestação: 390 a 400 dias Filhotes: 1 ou raramente 2
 “O que é, o que é? Tem 4 patas, uma pequena tromba e anda embaixo d’agua?”
A resposta é uma bicho curioso chamado anta. As antas parecem uma mistura de um hipopótamo magrelo, com um porco gigante. Adicione uma pequena tromba e o resultado é uma anta

As antas são excelentes nadadoras e frequentemente afundam e andam no fundo dos lagos e lagoas. Isso as possibilita comer plantas aquaticas. Em dias quentes é comum encontra-las se refrescando nessas “piscinas” naturais. Acreditamos, que assim como muitos animais da Africa, elas também rolam na lama com a finalidade de evitar carrapatos e outros insetos.
Elas tem 4 dedos nas patas da frente e tres nas patas trazeiras, isso as ajudam caminhar na lama e em solos arenosos.  
  Muitos dados ainda serão examinados. Mas os pesquisadores descobriram algo surpreendente: ao contrário do que se pensa no Brasil, a anta é muito inteligente.
“Foram feitos cortes no cérebro de antas mortas para fazer contagem de neurônios. E foi descoberto que este animal tem uma concentração de neurônios gigantesca, o que que é um animal extremamente inteligente. Já foi feita uma comparação com elefante. Sabe aquela história do ditado, memória de elefante? Foi feito com elefante e o resultado foi o mesmo: enorme concentração de neurônios, ou seja, um bicho que é extremamente inteligente, tem uma super memória, lembra de tudo. A anta é a mesma coisa”, diz a pesquisadora.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...