google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Alimentos que ajudam “hormônio da felicidade” de forma natural

sábado, 19 de dezembro de 2015

Alimentos que ajudam “hormônio da felicidade” de forma natural

Alguns alimentos, acompanhados de exercício físico podem promover a sensação de bem estar devido aos componentes nutricionais, como vitaminas e aminoácidos presentes. Podemos chamá-los de alimentos da felicidade, sobretudo se você os consumir com uma boa frequência e combinando uns com os outros.

O triptofano é um aminoácido aromático essencial na produção do neurotransmissor serotonina, que regula o humor. Pesquisadores britânicos descobriram que tomar 1 gramas de triptofano 3 vezes ao dia auxilia a melhorar o humor. 
Onde encontrar: chocolate amargo, grão-de-bico, banana, esprinafe, abacate, mamão, pistaches, avelãs, castanhas, nozes, salmão, pimenta malagueta, linhaça, e outros.

A serotonina é um neurotransmissor produzido no cérebro e intimamente relacionado aos transtornos do humor. Regula o sono, a temperatura do corpo e a sensibilidade à dor, além de atuar sobre a libido, equilibrando o desejo sexual (que pode estar muito acima ou abaixo da média). Sua presença no organismo estimula o apetite e, em particular, a vontade de comer doces.
Em doses altas, pode provocar sudorese, mal-estar e taquicardia.  
Baixos níveis estão relacionados a alterações do sono ou estados de insônia e depressão.

Conheça os alimentos que ajudam “hormônio da felicidade” de forma natural.
  • Leite e derivados: tem efeito relaxante sobre toda a musculatura do corpo porque contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina. São fonte de cálcio, mineral importante na regulação dos níveis de serotonina também.
  • Damasco seco, tâmara seca, ameixa seca, uva passa, banana seca: contém triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.
  • Banana: diminui a ansiedade e ajuda a um sono tranquilo. É rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio que estimulam a produção de serotonina; e por ser rica em vitamina B6, fornece energia.
  • Aveia: contêm alto teor de triptofano, o precursor da serotonina, hormônio que ajuda a manter o bom humor e a saciedade. Também é fonte de magnésio.
  • Grão de bico: é rico em triptofano, aminoácido que contribui para a produção do hormônio do prazer e bem estar que é a serotonina.
  • Chocolate: contém triptofano, o precursor da serotonina, que nos deixa satisfeitas e saciadas quando saboreamos um. No entanto, o chocolate, aumenta a síntese de serotonina no cérebro, proporcionando sensação de bem estar, tem poder calmante sobre os mais ansiosos. Recomendação: até 30g por dia de chocolate amargo.
  • Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensação de prazer e bem-estar, além de fornecer energia para as atividades básicas do dia a dia e para os treinos.
  • Semente de linhaça: rica em ácido graxos Ômega 3, eleva os níveis de serotonina.
  • Brócolis: contém alto teor de triptofano, o precursor da serotonina, e também é rico em magnésio.
  • Arroz integral, espinafre, tomate, salmão: alimentos ricos em magnésio, co-fator fundamental para a bioconversão do triptofano em serotonina, que também é capaz de diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.
  • Carne bovina, de peru, peixe: são alimentos ricos em proteínas, que contêm triptofano, nutriente precursor da serotonina.
  • Alface: além das fibras, contém lactucina, substância que produz um efeito calmante para quem a consome. É rica em fosfato. Combate a depressão, a confusão mental e o cansaço.
  • Banana, aveia e maracujá: são ideais pois produzem melatonina, o hormônio do sono. Já café, chá verde e refrigerantes são estimulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...