A depressão é uma perturbação do humor muito insidiosa, que pouco a pouco pode conduzir a pessoa a afastar-se das coisas e das pessoas que mais gosta. E isso pode fazer com que você fique confuso, sem saber como ajudar.
Coisas simples que podem fazer toda a diferença na vida de alguém que sofre com a depressão ou que enfrenta uma fase de sofrimento.
Você já deve ter passado pela experiência de querer ajudar um parente ou amigo passando por uma fase difícil e ficar totalmente sem saber o que dizer ou como confortar essa pessoa.
Se você está passando por isso, confira esta lista de coisas a fazer (ou não fazer) para realmente ajudar alguém em depressão:
Esteja disponível, mas não pressione
A pessoa que sofre com a depressão, ou mesmo qualquer outro tipo de dor física e emocional, precisa de pessoas ao lado dela, que irão ajudá-la e motivá-la. Mas também precisam de espaço, de um tempo sozinhas.
Se você não sabe exatamente como ajudar essa pessoa, deixe-a saber que você está disponível e deseja ajudar. Diga que ela não está sozinha e que pode ligar para você quando precisar.
Escute mais e fale menos
Geralmente temos o desejo de confortar a pessoa e tirá-la dessa situação com palavras de incentivo e conselhos.
Mas, na maioria das vezes, a melhor forma de ajudar uma pessoa sofrendo é ouvi-la dizer sobre sua dor, suas emoções, seus desafios. Simplesmente ouvir, sem julgar nem condenar nada.
Perguntar à pessoa como ela tem se sentido e no que tem pensado fará com que ela fique mais à vontade e você também.
Diga alguma coisa, mesmo que você não saiba o quê
Mesmo que você não saiba exatamente o que dizer, seja franco. Isso fará com que a pessoa sinta o quanto você está realmente preocupado com ela.
Não diminua o sofrimento da pessoa
Não use frases como "Isso não é nada" ou "Eu já passei por coisas muito piores". É impossível sentir a dor que outra pessoa está sentindo. As pessoas têm limitações diferentes e reagem de forma diferente a desafios aparentemente iguais.
Esteja presente
Mesmo que você pense que não pode ajudar, ou que existem outros amigos ou parentes mais qualificados para isso, o simples fato de estar presente na vida da pessoa em depressão, mostrar cuidado e colocar-se à disposição pode fazer toda a diferença para ela.
Use o seu bom senso, sua intuição ou busque inspiração para saber como ajudar essa pessoa que passa por um momento difícil.
Evite dizer frases como:
“Você só precisa ver as coisas pelo lado positivo”
“Há pessoas que estão bem pior que você”
“Eu acho que tudo isso é apenas da sua cabeça.”
“Se você se levantasse da cama e fizesse alguma coisa, ficava mais animado. “
Evite dizer frases como:
“Você só precisa ver as coisas pelo lado positivo”
“Há pessoas que estão bem pior que você”
“Eu acho que tudo isso é apenas da sua cabeça.”
“Se você se levantasse da cama e fizesse alguma coisa, ficava mais animado. “
O que é mais funcional e assertivo, ao invés dos conselhos, é perguntar:
“O que posso fazer para ajudá-lo a sentir-se melhor?”
“Se necessitar de algo que eu possa ajudar, estarei disponível para colaborar.”
Esta é uma pergunta muito poderosa, você parte do principio que pode ser possível a melhoria. No entanto, se a resposta for displicente, se a pessoa responder de forma negativa: “Nada me fará sentir melhor.” Não insista, não contraponha. Reformule a pergunta: “Mas queres sentir-te melhor?” Se a resposta for afirmativa, confirme com um: “Ótimo, pouco a pouco irás sentir-te melhor.”
“Você acha que necessita de algum tipo de apoio profissional?”
Se a resposta for afirmativa, você pode continuar e incentivar: “Vamos descobrir uma maneira de obtê-lo.
Tenho certeza que no momento certo, você saberá exatamente como agir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário