Com isso, diminuem-se as chances de ocorrer alguma lesão durante a prática da atividade física.
A musculatura da coluna é responsável pelos movimentos de flexão, inclinação e rotação do tronco. Os principais grupos musculares são: oblíquo interno e externo, reto do abdômen e transverso do abdômen – cada qual com sua respectiva função.
Publicidade
Imagine uma pessoa com a musculatura hipotônica (fraca), levantando da cama. A força exercida pela coluna, sobrecarregando os discos, é muito grande. Agora, uma pessoa com musculatura devidamente fortalecida não gera quase nada de sobrecarrega na coluna.
Outro exemplo é uma pessoa sentada sem auxílio da musculatura abdominal. A coluna vai ficar sem nenhum ponto de sustentação e equilíbrio, favorecendo o aumento da hiper lordose lombar.
Quando fraca, nossa musculatura abdominal dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hérnias (tanto visceral quanto articular), diminui o equilíbrio postural, dificulta a sustentação de viscerais abdominais, atrapalhando o processo digestivo, entre outros agravos.
Além disso, temos um grande benefício: a estética – aumentando a autoestima e favorecendo uma melhor qualidade de vida. rumocerto
Nenhum comentário:
Postar um comentário