google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Aprenda a diferença entre tendinite e bursite

terça-feira, 24 de março de 2015

Aprenda a diferença entre tendinite e bursite

Tendinite é a inflamação do tendão, a parte final do músculo que se liga ao osso, e a bursite é uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial que serve de "almofada" para determinadas estruturas como tendões e proeminências ósseas. Ela atua evitando o contato com estas estruturas que poderiam ser danificadas pelo atrito constante.







-->



Sintomas da tendinite e da bursite

Os sintomas da tendinite e da bursite são muito semelhantes. Geralmente o indivíduo apresenta:

Dor na articulação;
Dificuldade em realizar movimentos com esta articulação;
A articulação pode estar inchada, avermelhada ou com uma pequena elevação da temperatura, devido a inflamação.
Estes sintomas podem surgir aos poucos. Inicialmente eles tem tendência a surgir quando o indivíduo realiza algum esforço como carregar uma sacola pesada, ou esforço repetitivo por exemplo, mas em alguns casos estes sintomas podem surgir após um traumatismo ou uma pancada na região.

As causas da tendinite e a da bursite podem ser:

Traumatismo direto;
Esforço repetitivo com a articulação afetada;
Excesso de peso;
Desidratação do tendão, da bursa ou da articulação.
Muitas vezes a tendinite leva à bursite e a bursite leva à tendinite.

Diagnóstico de tendinite e bursite

O diagnóstico da tendinite e da bursite pode ser feito pelo médico ao observar exames de imagem como tomografia ou ressonância magnética da articulação, ou pelo fisioterapeuta através de testes e exames físicos específico.

Tratamento para tendinite e bursite

O tratamento para tendinite e bursite é muito semelhante, ele pode ser feito com a toma de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico e algumas sessões de fisioterapia. Mas é importante o fisioterapeuta saber quando se trata de uma tendinite e quando se trata de uma bursite pois os aparelhos de fisioterapia poderão ser posicionados e graduados de forma diferentes, o que pode adiantar ou retardar a cura da doença.

O tratamento clínico é feito com o uso de anti-inflamatórios, repouso e termoterapia (tratamento feito com uso de bolsas de água quente e/ou geladas).

"As bolsas de gelo provocam o estreitamento dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), diminuindo as inflamações; enquanto as bolsas quentes aquecem e relaxam a musculatura dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação (vasodilatação), e também diminuindo o processo inflamatório," explica o ortopedista.

Imobilizações e fisioterapia para fortalecer os músculos também podem ser indicadas para resolver o problema.

"Se após seis meses o tratamento clínico não obtiver resultado, começamos, então, a pensar em cirurgia, utilizando técnicas minimamente invasivas, como é o caso da reparação por artroscopia", conta.

Em casos de rotura do manguito rotador, se o paciente não for diagnosticado e tratado adequadamente, poderá ter sua capacidade funcional de movimento diminuída.

Algumas medidas de prevenção

Hidrate-se constantemente: beber bastante líquido ajuda a lubrificar as articulações.
Alimente-se bem, principalmente antes de exercícios.
Aqueça os músculos: nunca inicie qualquer atividade física sem antes aquecer o corpo.
Fortaleça a musculatura antes de começar a praticar qualquer tipo de esporte, principalmente tênis.
Reduza os movimentos repetitivos. Caso não seja possível, tente fazer pequenas pausas de uma em uma hora na atividade diária e alongue-se.

Se você trabalha em frente ao computador durante muito tempo, utilize teclados e mouse ergonômicos, eles diminuem muito os casos de tendinite.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...