google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é saúde ? Será seu bem-estar físico, mental, social e religioso

domingo, 22 de fevereiro de 2015

O que é saúde ? Será seu bem-estar físico, mental, social e religioso

Saúde é um conceito difícil de ser definido. Para muitos a saúde de uma pessoa pode ser resumida em números e taxas de funções bioquímicas, hematológicas e fisiológicas. Saúde seria então não ter colesterol alto, a glicose estar dentro do valor de referência e a hemoglobina não estar baixa. Essa é uma definição muito pouco tangível para o indivíduo. É uma definição analítica e, porque não, densa.






-->

Saúde pode também ser dividida. Podemos discutir sobre a saúde física, a mental, a psicológica ou a espiritual. Assim fracionamos a nossa saúde, o modo de olhar a vida e também o outro.

Mas saúde pode ainda ter outra dimensão. Uma dimensão mais humana e tangível. Saúde pode ser uma percepção, uma sensação, um estado.

Algumas pessoas sentem sua saúde quando vão à academia, quando conseguem mais músculos, quando melhoram o condicionamento físico. É uma sensação de saúde que motiva essas pessoas a frequentarem centros de ginástica, correrem nas praças ou buscarem esportes fora da cidade no fim de semana. Outras pessoas acham que saúde é comer um bom prato de arroz e feijão com um bife acebolado. Já outras sentem saúde com uma bela salada verde e uma fruta fresca no fim da tarde. A sensação de saúde também pode vir após uma sessão de massagem, uma aula de ioga ou um passeio com o cachorro. Outras vezes você se sente saudável quando vai ao médico, faz exames ou toma um remédio para resolver qualquer mal eventual. Todas essas atitudes possuem em comum a busca por uma sensação de saúde por seus adeptos.

Podemos ir ainda além ao pensarmos na sensação de saúde. Saúde é algo que devemos (ou deveríamos) levar sempre conosco. Quando estamos de férias, ou trabalhando, seja na segunda-feira ou no domingo, a saúde deveria nos acompanhar. Mas a maioria de nós pode se perceber pouco saudável ao tirar férias e se entregar à gastronomia de um lugar diferente durante uma viagem ou mesmo ao relaxar no sofá com pipocas e um bom filme. Em vários momentos, nem índices hematológicos e bioquímicos adequados, nem receitas médicas, nem músculos poderosos podem nos trazer a sensação de saúde. Por isso, encontrar aquilo que nos faz sentir saudáveis pode ser muito importante para atingirmos todos os outros marcadores de saúde biomédicos e psicológicos.

Encontrar essa sensação de saúde pode, no entanto, ser algo incrivelmente desafiador. Como em várias outras buscas da vida, nos perdemos em muitos valores sociais que, individualmente, podem não ter valor. Isso porque, por mais que tenhamos diretrizes e noções coletivas de atitudes e comportamentos saudáveis, saúde é algo individual. A atividade física, por exemplo, bem estabelecida como fator protetor para diversas doenças, pode ser realizada de diferentes formas e intensidades em respeito à individualidade do praticante.

Quando pensamos a saúde como percepção, trazemos de forma indissociável a individualidade. Cada um possui uma atitude, ou um pensamento ou uma rotina, algo pessoal e único que pode lhe trazer essa tão buscada sensação de saúde. A forma de vivenciar a saúde não depende exclusivamente de diretrizes médicas, nem idas à farmácia, academias e laboratórios clínicos. Tudo isso pode ser uma forma de codificar e analisar a saúde em termos clínicos. Mas, na maioria das vezes, as medidas biomédicas não podem ser de fato vivenciadas e levadas conosco, e talvez por isso sejam tão difíceis de serem apreendidas. Por isso, busque o encontro com aquilo ou as coisas que lhe possibilitam sentir saúde, adaptando recomendações coletivas à sua individualidade. E depois desse encontro, leve sempre consigo o que é saúde para você.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...