google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Intoxicação alimenta: pode ser por bactérias, parasitas e vírus

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Intoxicação alimenta: pode ser por bactérias, parasitas e vírus


A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias (Salmonella, Shigella, E.coli, Staphilococus, Clostridium), parasitas e vírus (Rotavírus).







-->

Nas férias é comum que as pessoas se alimentem na praia, no clube ou em outros locais que muitas vezes não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos.
As refeições em self-service, que são comuns nestes períodos, os salgadinhos na praia, os peixes e outros petiscos que na maioria das vezes ficam expostos por longos períodos à temperatura ambiente são os principais causadores da intoxicação alimentar.

Intoxicação alimentar é o nome que se dá aos sintomas desagradáveis que uma pessoa experimenta depois de ingerir alimentos contaminados por microorganismos nocivos. Os microorganismos afetam diversos tipos de alimentos, não sendo obrigatório que ele esteja estragado para que ocorra a contaminação. São várias as causas de intoxicação alimentar.

Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas que variam de acordo com o microorganismo causador do distúrbio, pode causar diarreia, um simples desarranjo intestinal, náuseas, vômitos, febre, cefaléias e, até mesmo, desidratação grave.

Em geral, os sintomas da intoxicação alimentar duram poucos dias. Nos casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água ou de sucos são suficientes para compensar a perda de líquidos provocada pela diarreia ou pelos vômitos. Nos casos mais graves é necessário procurar um médico para o tratamento especifico contra o agente causador da intoxicação. 

Mas alguns tipos de intoxicação alimentar podem ser mais sérios – nesses casos, você precisa ver um médico.

A intoxicação alimentar nos casos mais graves pode ser fatal.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...