Enquanto alguns se sentem aliviados com o estalar de suas articulações, outros se sentem incomodados ao ouvir o “creck” característico do estalar dos dedos ou do pescoço do colega ao lado. No entanto, todos sempre se questionam: Por que as articulações estalam?
Quando se desloca por causa de um movimento mais brusco, ocorre um atrito com as paredes desse túnel e o estalo. Fenômeno semelhante acontece com as articulações, que são as estruturas cartilaginosas que ligam um osso a outro. Juntamente com os ossos, elas são envolvidas por ar e um líquido lubrificante, e recobertas por uma pele protetora.
Um movimento inadequado dessas articulações causa um deslocamento do ar e o estalo. Esses dois casos podem ser considerados normais, mas existem situações em que esses estalos necessitam de uma maior atenção. "Um bom exemplo é o da frouxidão ligamentar, quando os ligamentos, que unem uma articulação a outra, por distúrbios metabólicos ou trauma, ficam frouxos". Com isso, aumenta o atrito entre as superfícies articulares e ocorre o estalo.
As articulações são as estruturas que ligam um osso ao outro. Algumas não têm movimento, como as do crânio. As que são articuladas, permitindo o movimento, são chamadas de junturas sinosiais. Elas são envolvidas por uma cápsula protetora, formada por tecido membranoso.
"As cápsulas articulares são como um plástico duro. Quando se amassa uma garrafa pet, ela faz um barulho ao voltar à forma original. Quando uma aticulação é forçada, como no estalar de dedos, acontece a mesma coisa com a cápsula", explica o ortopedista Bóris Souza, do Instituto Catarinense de Ortopedia.
Mesmo que o som de dedos estalados possa ser angustiante para algumas pessoas, Souza garante que o tique não é prejudicial. "O limite é a dor", diz ele. Quando o estalo se dá na mandíbula, no entanto, é sinal de alerta. "Nesse caso, convém procurar um dentista, porque provavelmente já há um desgaste", diz o ortopedista.
Para manter as articulações em ordem, as regras são as mesmas de uma vida saudável: manter o peso, alimentar-se bem e praticar exercícios moderados. "Esportes de alto impacto são para atletas profissionais. E mesmo eles acabam sentindo desgaste nas articulações a longo prazo", lembra Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário