google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Hábitos para se livrar de vez da enxaqueca

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Hábitos para se livrar de vez da enxaqueca

Primeiro lugar adotar uma alimentação balanceada, rica em legumes, verduras e frutas, fontes de nutrientes essenciais para o organismo. 

A pessoa que sofre de enxaqueca já tem uma produção baixa de serotonina, e os exercícios físicos estimulam a produção desse hormônio. Se a pessoa não fizer nenhum tipo de atividade que compense essa baixa, vai ser difícil reverter o quadro. 







Pessoas que se envolvem em um programa de atividades aeróbicas apresentam queda significativa na frequência e intensidade das dores de cabeça crônicas e enxaqueca. O programa de treinamento aplicado na pesquisa consistia em treino de 40 minutos de bicicleta ergométrica praticada três vezes por semana.

Evitar má alimentação que desencadea a enxaqueca
De acordo com a neurologista, alguns alimentos devem ser evitados por quem sofre de enxaqueca, como, por exemplo, o aspartame, condimentados, leite e derivados, alimentos cítricos, chocolate e café. 
"Esses alimentos contêm substâncias que interagem com a bioquímica cerebral do organismo, alterando a ação de determinadas enzimas e diminuindo a quantidade de serotonina, hormônio ligado à enxaqueca"

Além disso, a especialista afirma que pior do que o consumo desses alimentos, é ficar em jejum por tempo prolongado - mais de 4 horas sem comer - ou ter uma alimentação baseada em frituras e doces, por isso, ter um cardápio equilibrado e controlado é uma ótima medida preventiva. 

Se render ao estresse
Tudo o que gera estresse e desequilíbrio para o organismo pode agravar a enxaqueca de quem já tem predisposição. Trabalho em excesso, ficar sem comer por muito tempo, nervosismo, insônia ou dormir pouco, chateação e outros problemas emocionais podem ser uma porta aberta para a dor incômoda.

Estima-se que 9 milhões de brasileiros passem 18 dias por ano, com crises de enxaqueca.

Vale alertar que medicar-se sem prescrição médica e/ou em excesso camufla a verdadeira causa do problema e, muitas vezes, impossibilita o efeito benéfico do remédio.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...