google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Crise de gastrite...qual o melhor remédio?

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Crise de gastrite...qual o melhor remédio?

A gastrite, definida como uma inflamação ou irritação da camada de revestimento do estômago, não é uma doença isolada, mas um distúrbio com diversas causas. A gastrite é bastante comum, respondendo por cerca de 10% das pessoas que procuram atendimento médico de urgência. A doença pode ter início súbito (gastrite aguda) ou ter uma progressão lenta (gastrite crônica).





-->


O QUE PODE CAUSAR DE GASTRITE? 

A gastrite possui inúmeras causas: 

• Medicações: aspirina, antiinflamatórios não-esteróides (p.ex.: ibuprofeno, diclofenaco), corticóides (p.ex.: prednisona), suplementos de potássio ou ferro, etc. 

• Ingestão de substâncias irritantes: desde corrosivos até bebidas alcoólicas e corpos estranhos (p.ex.: clipes, pedaços de plástico, etc). 

• Infecções: tuberculose, sífilis, infecção por Helicobacter pylori, viroses, parasitas intestinais, etc. 

• Doenças diversas: estresse, cirurgias, doenças autoimunes, radioterapia, anemia perniciosa, vômitos crônicos, etc. 

O QUE SENTE UMA PESSOA COM GASTRITE?
Os sintomas da gastrite nem sempre correspondem com a intensidade da inflamação na mucosa do estômago. Algumas pessoas apresentam uma inflamação intensa na mucosa, porém sem muitos sintomas. E o inverso também pode ocorrer – inflamação pequena associada a sintomas intensos. 

Pessoas mais idosas possuem um risco maior de desenvolver gastrite com poucos sintomas. Não é raro o sangramento digestivo ser a primeira manifestação visível da gastrite em indivíduos com mais de 60 anos de idade. 

Na maioria dos casos de gastrite, contudo, o sintoma principal é a dor ou desconforto na região superior do abdome (na “boca do estômago”). A dor pode ser tipo cólica, pontada ou queimação, com intensidade variável e associada ou não a outras manifestações, tais como náuseas, vômitos, gases e falta de ar. 

QUANDO É NECESSÁRIO PROCURAR AUXÍLIO MÉDICO? 
Toda pessoa com suspeita de gastrite, especialmente se estiver utilizando medicamentos para artrite reumatóide, deve procurar atendimento medico. Isto deve ser feito com mais urgência: 

• Se os sintomas forem severos e intensos, comprometendo as atividades do dia a dia. 

• Se você perceber sangue nas fezes ou eliminar fezes escurecidas (tipo “graxa”) com odor fétido ou apresentar vômitos com raias de sangue. 

• Se as dores vierem acompanhadas de febre, aumento do ritmo cardíaco, desconforto no peito, sensação de desmaio ou suor intenso. 

COMO A GASTRITE É DIAGNOSTICADA?
Em geral, o exame médico simples é capaz de diagnosticar a gastrite, sem necessidade de exames laboratoriais. Contudo, seu médico poderá solicitar alguns testes se houver necessidade de excluir outras doenças com sintomas semelhantes. 

Dependendo da intensidade e duração dos sintomas, seu médico poderá solicitar uma endoscopia digestiva alta. Este exame consiste em passar um tubo flexível munido de uma pequena câmera para avaliar o conteúdo do estômago e colher pequenas amostras de material (biópsias). 

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA GASTRITE? 
A escolha por um ou outro tratamento dependerá, em parte, da causa da gastrite e da intensidade dos sintomas. Por exemplo, se a sua gastrite estiver sendo causada por algum remédio utilizado no combate à artrite reumatóide, seu médico poderá decidir apenas por suspender o uso da medicação por um determinado tempo ou indefinidamente, substituindo-a por outra menos agressiva para o estômago. 

Se houver necessidade de utilizar antiácidos ou outros remédios específicos contra gastrite, é importante conversar com seu médico sobre o risco destas medicações interferirem com a absorção e eficácia das drogas contra artrite reumatóide. 

Da sua parte, existem algumas medidas simples que você pode adotar para reduzir os sintomas da gastrite: 

• Evite cigarro, álcool e bebidas que contenham cafeína. 

• Tome uma quantidade adequada de líquido durante o dia. 

• Mantenha uma alimentação saudável: não pule os horários das refeições e prefira alimentos orgânicos ao invés de industrializados. 

• Cuidado com o excesso de temperos. 

• Aprenda a controlar melhor o seu estresse. 

• E siga corretamente as orientações de seu médico. 



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...