Duas colheres de sopa de aveia no café da manhã vão impedir que a sua vontade de comer apareça antes do tempo. Isso porque a aveia tem uma fibra solúvel chamada betaglucana, responsável por retardar a digestão, aumentando a saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia. "Além disso, essa substância ajuda a controlar a glicemia e a diminuir o colesterol"
Já as fibras insolúveis presentes na aveia estimulam o bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre. Sem contar que esse cereal é um reduto de vitaminas do complexo B, fundamentais para manter o pique - tudo de bom para quem malha!
"A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais", explica Cátia Medeiros, especialista em nutrição clínica pelo Ganep-SP e membro da clínica Espaço Nutrição. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade.
Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.
Flocos - Por ter o grão prensado integralmente, preserva seus nutrientes. Tem na versão em flocos finos, quando o grão é submetido à moagem
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-STs9kONPnBOEtSMGqSbB6-3SJymgTDGzva0n7EcTINtJ-q2XEvC6c26NGWcrDHWdbGseENFMwHuLwjv85kkogROhKdFtNmhauz2E3DLzrKXv8crmCk1qQyQ7azvEPNzUPpmZ4amt_mg/s1600/images.jpg)
Farelo – Por ser a camada externa do grão, é a parte mais rica em betaglucanas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoHgvZw2iP47ndJNQEVd9r7h0_0wk-MjptsJtg0UhkG9MxyUStP4rnO6HcfSz1-4MKUiHZ7BtjB8I0uOQkrzZ0J4oZzhGRxb5Nt3mR7s9q51cUJJmDY3AS7v_zOdhYhamZYbKfwlEH5g0/s1600/Farinha+De+Aveia.jpg)
Farinha – Costuma ser obtida pela parte interna do grão, sendo mais pobre em fibras quando comparada com o farelo e os flocos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário