google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Doenças cardiovasculares: como prevenir o aparecimento destas doenças

domingo, 4 de maio de 2014

Doenças cardiovasculares: como prevenir o aparecimento destas doenças

O acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, tem início bem cedo, com o tempo o problema tende a piorar mas, por incrível que possa parecer, os primeiros sinais só aparecem quando a doença já se apresenta em estágio avançado.





Os ataques cardíacos, infartos, angina e insuficência cardíaca são consequências mais comuns neste tipo de problema, podendo provocar mortes fulminantes ou deixando graves sequelas.

Aterosclerose, acúmulo de gordura, ocorre devido ao modo de vida incorreto ao qual estamos habituados.

Além de nossos mau hábitos, podemos citar entre os causadores de doenças cárdiovasculares a idade avançada e o fator genético.






Os principais fatores de risco de doenças cardiovasculares são:

1 – Sedentarismo – Já ficou comprovado que a falta de práticas de esportes, ou outros tipos de exercícios físicos, constitui um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

2 – Tabagismo – O problema do tabagismo é tão grave que já foi proibido no mundo inteiro, cerca da metade dos problemas cardiovasculares decorrem do fumo, cigarros, charutos ou cachimbos.

3 – Diabetes – O controle da diabetes é muito importante. A Diabetes também faz parte das causas de doenças cardiovasculares.

4 – Obesidade – A obesidade por si só, mesmo sem outros fatores, se constitui um grande risco. Além de poder provocar a diabetes, revela a falta de exercícios físicos, maus hábitos alimentares e ainda pode provocar a Diabetes. Por tudo isso, a obesidade está diretamente associada a doenças vasculares, principalmente a obesidade abdominal.

5 – Maus hábitos Alimentares – Consumo de ácool, excesso de gorduras e sal na alimentaçao, são alguns elementos que devem ser evitados. A alimentação deve ser equilibrada, obedecendo  a pirâmide alimentar, quanto mais colorida a alimentação, melhor. Produtos industrializados, de conserva, excesso de massa, devem ser evitados, dando preferência a frutas, verduras e legumes sadios.

6 – Stress – O stress em excesso é prejudicial, a sensação de descontrole é sinal de que está na hora de diminuir o ritmo.




Os principais sintomas de doenças cardiovasculares são:
falta de ar, dor no peito, inchaço e palpitações.

Para prevenir é importante praticar atividades físicas, não fumar e controlar: peso, diabetes e colesterol, regularmente, depois dos cinquenta anos.

Sinais de alerta:

1 – Dificuldade em respirar – Acordar durante a noite com falta de ar.

2 – Angina de peito – Sensação de peso que se estende por pescoço, braço esquerdo e dorso.

3 – Alteração do ritmo cardíaco -

4 – Enfarte do Miocardio – dor prolongada no peito, inclusive em repouso, ânsiedade, vômitos.

5 – Insuficiência cardíaca – quando o coração mesmo em repouso tem dificuldade em bombear sangue para outros órgãos, provocando fadiga, debilidade, falta de ar, mesmo em repouso, distensão do abdômem, pernas inchadas.

Fontes: Ministério da Saúde do Brasil e Portugal.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...