Queda de cabelo e unhas fracas sugerem desequilíbrio hormonal, diz dermatologista.
Cabelos quebradiços, unhas onduladas, lábios rachados e olhos amarelos são sinais de alerta que o corpo emite para avisar que sua saúde não está 100%. Lábios secos ou rachados, por exemplo, podem indicar alergia ou infecção. Já queda de cabelo e unhas fracas sugerem desequilíbrio na dosagem hormonal.
Estresse, cansaço, ansiedade e perda de cabelo frequente podem apontar para algum distúrbio na tireoide. O hipotireoidismo, por exemplo, pode manter a pele seca e fria -afirma a dermatologista Vanessa Penteado, da Clínica Pantheon, de Campinas (SP).
A especialista enumerou sinais que podem indicar problemas de saúde. Confira:
Ondulações nas unhas
Unhas deformadas, descoloridas e onduladas apontam problemas de saúde.
Modificações nas unhas podem indicar psoríase, que forma sulcos nas unhas, causando espessamento ou alterando sua coloração -afirma a dermatologista.
Deficiência de vitaminas também pode refletir em uma unha mais amarelada. Por isso, se notar alguma alteração na cor, converse com um especialista.
Olheiras
Sua causa pode estar associada a algum problema de saúde.
A fragilidade dos vasos sanguíneos na região dos olhos ocasionam o escurecimento no local. E podem indicar alergia ao glúten, doenças vasculares e inflamatórias -conta Vanessa.
Pés rachados
Excesso de peso, desidratação e o uso de calçados muito apertados deixam os pés rachados. Já inchaços, lesões e infecções podem ser resultados de retenção de líquidos nos membros inferiores.
Em pés rachados, a melhor prevenção é usar cremes hidratantes, envolvendo-o em um plástico para melhorar a absorção -sugere.
Queda de cabelo
Alterações hormonais, gravidez, medicamentos e estresse podem provocar a perda de fios. Nas mulheres, a queda pode ser um alerta para alguma alteração na tireoide. O diagnóstico é feito por meio de exames, que irão avaliar os níveis dos hormônios e identificar a doença.
Pintas
Quem tem muitas pintas espalhadas pelo corpo deve prestar atenção ao crescimento, se há variação na cor e tamanho ou se elas estão evoluindo.
Algumas podem se modificar e virar um melanoma (tipo de câncer de pele). Dependendo do estágio, pode ser letal - alerta a médica.
Manchas brancas
Algumas podem indicar micose, que deve ser tratada. Mas as manchas brancas também podem ser uma doença chamada pitiríase versicolor, que é uma infecção superficial da pele provocada por fungos.
Rubor facial
Vermelhidão facial persistente e acompanhada de acne ou lesões são sinais de rosácea, uma doença de pele crônica. Ela é mais frequente em adultos com idade entre 40 e 50 anos. No seu primeiro estágio, deixa a face vermelha. Se não for tratada, pode evoluir e causar complicações.
Aumento de peso
O ganho de peso pode estar relacionado com doenças como hipotireoidismo, disfunções hormonais, insulinoma (excesso de insulina no organismo) ou transtornos emocionais. Para tratar é necessário consultar um médico, que irá pedir exames de rotina e identificar o problema. A reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos podem auxiliar no tratamento.
Pelos no corpo
Pelos onde você não deseja é constrangedor, com certeza, mas também podem ser um sinal de problemas de saúde mais preocupante. Entre elas, está a síndrome do ovário policístico (SOP), uma causa comum de crescimento do pelos em mulheres em idade fértil, pode causar infertilidade, períodos menstruais irregulares ou ausentes. Mais de 70% das mulheres com SOP têm hirsutismo, ou o crescimento de pelos em excesso, aparecendo tipicamente na face, peito, barriga, costas, mãos ou pés.
Rugas
Embora as rugas sejam inevitáveis, elas também podem ser um sinal de osteoporose. Nova pesquisa revela uma associação surpreendente entre rugas e saúde dos ossos no início da menopausa. Rugas são o resultado do envelhecimento, mas a exposição excessiva à fumaça de cigarro ou sol pode acelerar o processo.
Lábios rachados
Seus lábios podem dizer muito sobre sua saúde. Severamente rachados, lábios secos podem ser uma reação à medicação, um risco ocupacional (se você é um músico de metal), ou um sintoma de alergia, infecção ou outras condições. Rachaduras nos cantos da boca podem ser um sintoma de Sjogren , um distúrbio do sistema imunológico. O problema causa olhos secos e boca seca, bem como dor nas articulações e pele seca. Até 4 milhões de americanos, em sua maioria mulheres, apresentam a síndrome.
Perda de cabelo
O que você deve fazer com aquela bola de cabelo no ralo do chuveiro? Estresse, gravidez, doenças, medicamentos e alterações nos hormônios podem contribuir para a queda de cabelo. Entre as mulheres, em particular, cabelos secos e falhas podem indicar sinais de problemas na tireoide. Um simples exame de sangue pode verificar se o corpo está produzindo quantidades normais de hormônio da tireoide ou não.
Erupção na pele
A erupção é como uma bandeira vermelha. É a maneira de seu corpo dizer que algo não está certo. Existem vários tipos de erupções, mas uma em particular se destaca. Estende-se por ambas as faces em forma de uma borboleta e tem uma aparência tipo queimadura solar. Essa mancha é um sintoma clássico de lúpus, doença do sistema imunológico que afeta a pele, articulações, sangue e rins.
Manchas escuras na pele
Um anel escuro na pele, na parte de trás do pescoço, pode parecer que está "pedindo" uma boa esfregada. Mas, na realidade, pode ser acanthosis nigricans, uma condição na qual a pele parece mais escura e mais espessa e até mesmo aveludada ao longo dobras do corpo. Pessoas com resistência à insulina, diabetes, obesidade ou, em casos raros, com câncer, podem desenvolver essas manchas escuras. "Embora não seja um sinal definitivo de diabetes, isso pode fazer você pensar duas vezes e realizar mais exames", diz Heather Jones, enfermeira da Oregon Health & Science University, em Portland, e membro do Dermatology Nurses Association.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário