Seus hábitos podem acabar ou piorar a queimação, independente do uso de remédios. Só quem sofre de gastrite conhece aquele típico desconforto na parte superior do abdômen, capaz de atrapalhar todas as tarefas de um dia.
A produtividade no trabalho, o bom humor e a qualidade da alimentação ficam comprometidos sem o tratamento adequado e a orientação de um especialista.
De acordo com o gastroenterologista Fauze Maluf Filho, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), uma das principais razões dessa inflamação da mucosa que reveste o estômago é o cultivo de hábitos de vida pouco saudáveis, como fumar. "Existe o componente genético favorecendo o aparecimento do problema, mas a maioria dos casos é desencadeado por maus hábitos de alimentação". Para entender como suas escolhas afetam sua saúde digestiva e saber o que evitar para prevenir esse problema.
A gastrite é uma inflamação do estômago que deve ser tratada o quanto antes, para evitar suas possíveis complicações. Mas, para que o tratamento seja eficaz, é essencial descobrir quais são as suas causas.
Causas mais comuns da gastrite são:
Estresse
O estresse é uma das causas mais comuns de gastrite e de outros desconfortos gástricos. Em alguns momentos intensos da vida, o estômago pode produzir mais ácido clorídrico e menos muco protetor da mucosa do estômago e isso pode levar a uma irritação e inflamação do estômago, originando a gastrite. Ela também pode ser chamada de gastrite nervosa, aguda ou erosiva, que é caracterizada apenas por uma lesão superficial.
Geralmente, este tipo de gastrite se cura com o controle da ansiedade e do nervosismo que a causaram. É muito comum que estudantes em períodos de testes e provas desenvolvam gastrite aguda, assim como pessoas submetidas à muita pressão no trabalho, por exemplo.
Alimentos Contaminados
Alimentos contaminados com uma bactéria chamada Helicobacter Pylori é uma causa comum de gastrite e, muitas vezes, o paciente permanece sem sintomas por muitos anos. A bactéria permanece na superfície dos alimentos crus e, ao serem ingeridos, colonizam o estômago. Isso causa uma infecção, perturbando o controle da secreção de ácido clorídrico e provocando uma diminuição da defesa da mucosa.
A gastrite é, geralmente, curada com a erradicação da bactéria, com antibióticos específicos, orientados pelo gastroenterologista. O diagnóstico definitivo da presença da bactéria pode ser feito através de uma biópsia do tecido do estômago, retirado durante uma endoscopia digestiva.
Nem todas as pessoas que ingerem a bactéria são sensíveis a ela, porém, algumas pessoas desenvolvem gastrite ao ingerirem alimentos contaminados com esta bactéria.
Toma de medicamentos
A necessidade de tomar alguns medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios não esteroides (AINE), pode causar gastrite. Esta causa é mais comum em pacientes idosos. Esses remédios fragilizam a mucosa do estômago, causando gastrite. Esse tipo, a gastrite crônica, geralmente evolui lentamente e pode produzir úlceras e sangramento. As lesões superficiais causadas pelo uso deste tipo de medicamento desaparecem com a sua interrupção.
Outras possíveis causas da gastrite que também podem ser citadas são o consumo de álcool, o cigarro e certas doenças, como a doença de Crohn e o linfoma, por exemplo.
O médico gastroenterologista poderá identificar as causas da gastrite ao ouvir a história do paciente e, assim, indicar a melhor forma de tratamento, que pode ser feito com o uso de remédios para gastrite e uma dieta adequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário