google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Açúcar e a diferença entre glicose, frutose, sacarose e lactose

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Açúcar e a diferença entre glicose, frutose, sacarose e lactose

É crescente a procura por uma alimentação saudável. Conhecer os alimentos e suas composições é de extrema importância. Hoje, vamos conhecer os principais Carboidratos, ou açúcares, que fazem parte do nosso dia a dia.

Ao lermos rótulos é comum encontramos em primeiro lugar na Tabela os Carboidratos. São eles os responsáveis por oferecer energia ao nosso organismo.







Porém, fazer a escolha certa do tipo de carboidrato(açúcar) a ingerir e oferecer aos pequenos é um ato de extrema importância para a educação Nutricional desde a primeira infância.

Outro dado importante é o índice glicêmico (IG) dos alimentos e de cada tipo de açúcar.

Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo valor glicêmico, e os que afetam muito, de alto valor glicêmico. Em números, significa:
• IG menor ou igual a 55: baixo
• IG maior que 56 e menor que 70: moderado
• IG maior que 71: alto (fonte)

Glicose
É o carboidrato mais importante quando falamos da vida. Utilizado como fonte de energia para os seres vivos. Sua maior quantidade é encontrada em produtos de consumo diário como cereais, arroz, pães, mandioca, batata e em alguns legumes.
IG – 138

Frutose
É o açucar encontrado nas frutas, alguns legumes, mel e xarope de açúcar invertido.
Utilizado também nas indústrias alimentícias visto que apresenta grande poder adoçante, sendo o mais doce dentre todos os açucares.
É considerado um açúcar natural, visto que é encontrado nas frutas e como todos os outros carboidratos é fonte de energia e calorias.
As frutas embora sejam naturais, devem ser consumidas com moderação, afinal outras fontes de carboidratos fazem parte da alimentação diária de todos nós.
IG – 32

Sacarose
É um dos tipos de carboidrato, mais especificamente o açúcar de mesa. Originado da cana de açúcar ou no açúcar da beterraba tem ampla função na industria alimentícia. Sua composição resulta da mistura dos açucares, glicose e frutose.
Utilizada principalmente em doces, balas e caramelos industrializados.
Quando um produto tem no rótulo a frase “Não contém açúcar”, esse açúcar a que ele se refere, mas ele pode conter sim outros açucares e também carboidratos hidrolisados.
A sacarose pode ser apresentada de diversas formas (mais ou menos saudáveis), mas esse será assunto de outro post para que possa ser melhor explorado.
IG – 8

Lactose
É o açúcar do leite. Produzido por todos os mamíferos e presente nos derivados lácteos como queijo, requeijão, petit suisse, biscoitos e afins.
É esse o açúcar que os intolerantes a lactose não conseguem digerir e então apresentam as reações como gazes, diarréia, entre outros sintomas.
IG – 65

Conhecer esses tipos de carboidrato e entender que todos são convertidos em energia necessária para o desenvolvimento cerebral e fornecimento de energia para crescimento e atividades do dia a dia, facilitará a escolha dos alimentos na hora da compra e da oferta aos pequenos.

A Leitura de rótulos nutricionais, adequação de porções alimentares e escolhas saudáveis são garantias de escolhas conscientes e alimentação saudável.

Essas ações se tornam habito após conhecermos o significado das letras miúdas e a composição dos produtos que utilizamos diariamente em casa e na alimentação que oferecemos a nossa família.

Fonte: O que é adoçante sucralose


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...