google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Descia um anjo no tanque de Betesda e agitava a água.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Descia um anjo no tanque de Betesda e agitava a água.

 João 5:1-18. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. A agitação da água criava uma reação em massa. Milhares de pessoas se amontoavam em volta daquele tanque.

1 - Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2 -  Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 -  Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.





4 - Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 -  E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6  E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 -  O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 - Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
14 - Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. 

Explicação

Um ponto controverso no texto lido é o vs.4, que em algumas versões aparece entre colchetes, indicando que essa parte do texto não encontra em todos os manuscritos encontrados. 

Acontece que antes de existir a indústria gráfica, a Bíblia, por assim dizer, estava toda contida em manuscritos, que eram copiados à mão. 

O que temos hoje dos originais da Bíblia são cópias feitas à mão em papiros ou em couros de carneiros, que naquela época era o que material usado para se escrever textos, livros e alguns documentos. Não se sabe exatamente porque esse versículo não aparece em algumas dessas cópias, e isso não muda o sentido principal do texto. 

Nesse ponto, especificamente, existem vários posicionamentos. Alguns afirmam categoricamente que essa história do anjo que agitava as águas era apenas uma crendice do povo. Porém eu não me atrevo a dizer algo que a Bíblia não disse. A Bíblia não diz que era uma crendice popular, pelo contrário, João faz aqui uma afirmação. Se várias cópias contem essa afirmação, e se consta em nossas Bíblias, ainda que entre colchetes, cremos tratar-se de algo verídico, pois a Bíblia é a Palavra de Deus. 

Relembrando que somos uma Igreja Reformada, e cremos de todo o nosso coração que a Bíblia é a Palavra de Deus, aliás esse é um dos pontos primordiais da Reforma, a confiança de que a Bíblia é a Palavra de Deus. E faço aqui um alerta: a corrente teológica liberal é a defensora da argumentação contrária à inspiração divina das Escrituras e de sua infalibilidade. Nós, reformados, cremos que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus. 

Para Deus sempre existe esperança 
Essa é a dramática história de alguém que não tinha mais opção alguma, exceto esperar a morte. Pela análise do texto poderíamos concluir até que se tratasse de um filho de Deus, ou que ele tenha se convertido (vs.4) O enfermo de Betesda estava ali há 38 anos, ele passou a vida dele praticamente ali. Não tinha outra saída, opção. E nós ainda reclamamos de nossos problemas... Quanta dor, quanta tristeza, quanta desesperança... Mas para Deus sempre existe uma saída, sempre há esperança no Senhor, Ele é a nossa Rocha! Creiamos nEle, pois quem tem Cristo jamais perde a esperança. 

Deus sempre vem em busca dequem sofre
Aquele homem sequer tinha condições de ir ao encontro de Jesus. Ele não podia se mover, as pessoas precisavam carregá-lo para que Ele se movesse. Esse era um dos dilemas daquele homem, a sua incapacidade de se mover. Um anjo agitava as águas e o primeiro a descer era curado, mas ele não conseguia chegar a tempo. Creio que ele talvez se arrastasse com muita dificuldade, não dava tempo. Mas Jesus veio ao seu encontro. Muitas vezes chegamos a pensar que Deus não nos vê? Que Ele não se importa? Engano! Deus sempre vem ao nosso encontro para nos socorrer, principalmente quando estivermos sofrendo. Nós é que somos fracos e muitas vezes não percebemos, mas basta olharmos ao nosso derredor e veremos o cuidado dEle. 

Deus é onipotente
A conversa de Jesus com o enfermo é reveladora. A pergunta de Jesus (vs.6) parece ser óbvia, e é, afinal é claro que Ele queria ser curado. E a prova de que ele não sabia quem era Jesus aparece na sua resposta, quando ele fala do anjo (vs.7). E então Jesus lhe dá a ordem: “Levanta-te, toma teu leito e anda” (vs.8). Imediatamente o homem fez conforme Jesus lhe dissera (vs.9). Quando Jesus entra em ação não há como deter a benção, não há meios para se conter o Eterno, Ele age como quer e quando quer. Não existe nada que Ele não possa fazer, não existe enfermidade que Ele não possa curar, nada pode detê-Lo. Fortaleçamos nossa fé na soberania dEle. DEUS AGE QUANDO E COMO ELE QUISER (vs.3)
O texto nos diz que havia muitas pessoas ali aguardando o anjo mover as águas. Mas Jesus veio e falou especificamente com um homem. Ele não curou a todos, curou um. Por que Deus não faz tudo do modo como nós desejamos? Porque Ele está no controle, Ele é soberano, por isso Ele é Deus. E Ele faz do Seu jeito, no Seu tempo, e se Ele quiser. Muitas vezes Deus não responde nossas orações porque falta-nos fé. Outras vezes Ele quer provar a nossa perseverança. Outras vezes é porque não chegou a hora ainda. E outras vezes não é da Sua vontade fazer do jeito que estamos pedindo ou querendo. Então não podemos padronizar as pessoas e nem as situações. Cada um, . Mas de algumas coisas temos certeza:
- Ele é amor, santo e justo;
- Ele está no controle de tudo;
- Ele nos ama;
- Ele está presente conosco;
- Ele nos deu o maior presente de todos: a salvação!

Infelizmente muitos há que desejam as bênçãos de Deus, mas não dão atenção à Sua Palavra, à Sua vontade revelada nas Escrituras. Desejam as bênçãos de Deus, e não o Deus das bênçãos..

Se você estiver doente, seja no corpo, na alma, nas emoções, ou espiritualmente. Busque o Senhor nessa noite, de todo o seu coração, e acredite nEle.

          

                                         Vídeo: tanque de betesda

 


  


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...