google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O fenômeno da velhice: a saúde em questão.

domingo, 12 de maio de 2013

O fenômeno da velhice: a saúde em questão.

Um processo marcante para as sociedades atuais é o envelhecimento populacional observado em todos os continentes. O aumento do número de idosos impõe mudanças profundas nos modos de pensar e viver a velhice na sociedade. Para ser um idoso saudável é preciso começar a mudar os hábitos desde a juventude.
   






Os idosos no Brasil representam 8,6% da população total do País, são as pessoas com mais de 60 anos. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de terceira idade cresceu 17%. Temos hoje cerca de 20 milhões de idosos e em 2025 deve passar para 32 milhões de pessoas.   A expectativa de vida aumentou muito e é preciso capacitar e formar profissionais de saúde para lidar com os problemas. Hoje a expectativa de vida é de cerca de 80 anos de idade no País e pode chegar a 120 anos daqui a 50 anos.

Normalmente as doenças que mais afetam os idosos são:
-As ligadas ao coração como; doenças vasculares, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e doença arterial coronariana, logo em seguida derrame, também o câncer, tumores cancerígenos aumentaram no nosso País, pois a população está envelhecendo e os organismos expostos durante 60 anos a substancias nocivas acabam por agravar e intensificar a incidência. 

O diagnóstico precoce ainda que para idosos, oferece uma chance altíssima de cura em todos os casos, os mais comuns e de maior incidência para os homens é  o câncer de próstata e para as mulheres o câncer de mama e pulmão. Um dos principais fatores desencadeantes de tumores é o fumo, mas comidas gordurosas, industrializadas e o excesso de peso também são elementos causadores. 

Osteoporose

fratura em quadril

- pneumonia, problemas visuais (catarata, glaucoma),diminuição dos reflexos, o que pode impedir as pessoas de dirigir, por exemplo, sofrem com Incontinência urinária, artrite, osteoporose, diabetesa pele mais fina, o que pode levar a rupturas e feridas que não cicatrizam rapidamente, a imunidade é alterada, deixando o idoso com o sistema imunológico enfraquecido, fazendo com que fique mais  suscetível a infecções, várias questões influenciam este problema, pois até mesmo as dificuldades de higienização e alimentação agravam e aumentam os problemas, diminuição do apetite e desidratação por causa da subtração da sensação de gosto ou cheiro, há também algumas doenças que fazem  com que o idoso se torne dependente de cuidados mais específicos como doença de Alzheimer e Mal de Parkinson, as quedas causadas por acidentes podem resultar em fraturas de quadril que são também frequentes nesta fase da vida.

Catarata, glaucoma
idoso cataratas
  



A relação de doenças é realmente apavorante, mas o mais importante é saber preveni-las com visitas periódicas ao médico e uma vida saudável, o envelhecimento não acontece quando a pessoa faz 60 anos.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...