A fluência é uma habilidade da linguagem e assim sendo, pode e deve ser treinada! Quanto mais automatizado, mais fluente. Portanto essa é uma das premissas do atendimento da gagueira.
Podemos treinar a fluência! Mas e as disfluências, o que são?
Outrora definida como alterações, hoje as disfluências são vistas como um tempo necessário para formularmos nossos pensamentos.
Então, todos apresentamos disfluências!
Mas e a gagueira?
A gagueira é uma alteração da fluência que apresenta disfluências comuns e disfluências gagas. A grande diferença é que a linguagem gaga, ou seja, o gago, apresenta maior quantidade dessas disfluências. A quem diga que a gagueira é um sintoma, e não uma doença. Entretanto sabe-se que ela é multifatorial e hereditária.
Existem estudos que dizem ser genética. Esta alteração acomete 1% da população mundial, sendo mais comum no sexo masculino.
Mas e o aspecto emocional? A gagueira não é causada pela ansiedade? Não!
A gagueira tem fatores sensoriais, motores e neurofisiológicos. Entretanto há de se pensar no sujeito ou indivíduo biopsicossocial! Assim, claramente que a linguagem gaga acarreta mudanças sociais e emocionais.
E o que fazer com essas informações... Bom, se você for um gago ou conhece um, procure um Fonoaudiólogo! Sabe-se que a taxa de recuperação é de 80%! Se não, conhecimento é sempre bem vindo... Use essas informações na sua próxima conversa com amigos! Eles ficarão impressionados com seus conhecimentos gerais além de passarem a informação adiante (que é exatamente o que queremos) !!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário