google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Gota: sintomas e prevenção

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Gota: sintomas e prevenção

Gota é um distúrbio do metabolismo das purinas, em que níveis anormalmente altos de ácido úrico se acumulam no sangue (hiperuricemia). 

A concentração normal de ácido úrico no sangue é de 2,5 a 7,0 mg / ml para homens e de 1,5 a 6,0 mg / ml para mulheres. 


É uma doença de caráter crônico, não contagiosa, mas que pode passar pelas gerações de uma mesma família.


Sintomas 
Os sintomas da primeira manifestação da doença duram de 3 a 4 dias e podem desaparecer em seguida. É caracterizada pelo início súbito e agudo da dor artrítica localizada começando habitualmente pelo hálux (dedão do pé) e que continua ascendendo pela perna.

Outra manifestação característica da gota é a formação de abcessos sobre as articulações, semelhantes a caroços cheios de substâncias brancas dentro. Em algumas crises agudas esses “tofos” podem vazar.

A prevenção é melhor do que a cura
• Retire a carne vermelha da sua alimentação. É muito rica em purinas, que são metabolizadas no organismo e formam o ácido úrico. As aves e o peixe também contêm uma quantidade considerável de purinas.
• Tenha o cuidado de não ingerir demasiada couve-flor, amendoins, cogumelos, ovos, lentilhas, ervilhas e feijão, pois, em grandes quantidades, aumentam a produção de ácido úrico. A alimentação com níveis relativamente baixos em proteínas é benéfica.
• Elimine as bebidas alcoólicas. Elas aumentam a produção e reduzem a eliminação do ácido úrico. Os ataques agudos de gota são, muitas vezes, precipitados por uma ingestão excessiva.
• Não coma alimentos fritos ou com gordura que foi aquecida. Isso baixa os níveis de vitamina E, levando a um aumento da precipitação do ácido úrico.
• Beba muita água para aumentar a excreção do ácido úrico. É bom acrescentar à água um pouco de sumo de limão pois ajuda no processo.
• Certifique-se se algum medicamento que está a tomar é o responsável pelos níveis elevados de ácido úrico.
• Evite cafeína e alimentos com elevado teor de gordura, como bolos e folhados.
• Se estiver com excesso de peso, um programa de perda de peso, bem planeado, ajudará a baixar os níveis de ácido úrico.
• Aumente, na sua alimentação, a quantidade de aipo, morangos, cerejas, abacate e feijão-verde, pois ajudam a excretar o ácido úrico.
• Há várias tisanas que podem controlar os níveis de ácido úrico, na sua maioria por aumentarem a eliminação; as urtigas, o zimbro, os pés de cereja, o freixo, a folha de oliveira, a bardana, o alcaçuz e o harpago são alguns exemplos.


           

2 comentários:

  1. Que alegria você ter voltado ao Perseverança!
    Não deixe de comentar da próxima vez, estamos na mesma área e isso conta muito para a energia de nossos blogs.
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
  2. Parece que esse assunto foi postado para mim, esse é muito blog, sempre encontramos assuntos interessantes referentes à saúde, parabéns!, já sofri com essa patologia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...