A parada cardíaca tem inúmeras causas, algumas das mais comuns são: afogamento, choque elétrico, não tomar os medicamentos para o coração corretamente. estresse, ataque cardíaco, estrangulamento, sufocação, reações alérgicas graves. Observe os sinais: Ausência de pulso e dos batimentos cardíacos, além de acentuada palidez. Se detectado algum desses sinais a ação deve ser imediata e não será possível esperar o médico para iniciar o atendimento.
O que fazer: Ligar para o 192 (Samu), 193 (Bombeiros).
Os primeiros socorros em caso de parada cardíaca são essenciais para manter a vítima viva enquanto a ambulância não chega. A massagem cardíaca deve ser feita da seguinte forma:
Faça 30 compressões externa no peito (duas compressão por segundo) com força e rapidamente.
Se a vítima não conseguir respirar sozinha, deve-se jogar o ar de sua boca na boca da vítima após as 30 compressões.
Após uma parada cardíaca, é normal que a vítima fique internada num hospital por alguns dias, até a sua recuperação.
Identificar o que causou a parada cardíaca é muito importante para evitar reincidências. Além disso, é muito importante que o indivíduo receba o tratamento de forma adequada e adote um estilo de vida saudável.
Identificar o que causou a parada cardíaca é muito importante para evitar reincidências. Além disso, é muito importante que o indivíduo receba o tratamento de forma adequada e adote um estilo de vida saudável.
Cuidados: Em jovens a pressão deve ser feita com apenas uma das mãos e em crianças com os dedos. Essa medida evita fraturas ósseas no esterno e costelas. Se houver parada respiratória juntamente com a cardíaca ambas devem ser realizadas, reciprocamente.
Leia mais: Parada respiratoria
Veja este vídeo e entenda mais sobre: primeiros socorros
Tem coisas erradas aí... Vamos lá.
ResponderExcluirPrimeiramente (tá correto), ligar pro SAMU, ninguem é super herói e resolve sozinho.
O suporte básico de vida deve ser feito com 100 compressões do tórax por minuto.. isso mesmo.. não é necessária a respiração boca-a-boca, o próprio ato de comprimir o peito já permite a entrada de ar. Deve se usar o peso do seu corpo para fazer a compressão, acreditem.. se usar os músculos do braço não vai conseguir fazer nem 50 e vai estar todo dolorido. No mais, é um bom momento para salvar vidas, mãos à obra.
De acordo com as diretrizes da AHA (de 2010, última até então), deve-se fazer no MÍNIMO 100 compressões por minuto.
ResponderExcluirPor essas mesmas diretrizes, ao encontrar um indivíduo inconsciente, não é necessário checar o pulso, apenas checar de maneira breve a respiração.
Qualquer sinal de uma respiração anormal (o chamado gasping) ou ausência de respiração, deve-se supor parada cardiorrespiratória e iniciar procedimento.
- No caso de uma parada CARDIORRESPIRATÓRIA o indicado é fazer 30 compressões e é necessário SIM fazer 2 ventilações e retornar às 30 compressões. Porém o enfoque é totalmente nas compressões, que devem ser eficientes. É importante lembrar de abrir vias aéreas.
É realmente importante focar nas compressões. Mais ou menos na altura dos mamilos, deve-se iniciar compressões que devem ter no mínimo 5 cm de profundidade (isso mesmo, afundar no mínimo em 5 cm o tórax da vítima), devem ser rápidas, mas ainda assim o tórax tem que voltar TOTALMENTE - isso é para que o sangue entre no coração, se você comprime e não permite o retorno total do tórax a sua posição normal, o sangue não entrará no coração e não adiantará de nada o esforço.
Após 5 ciclos de 30x2, deve-se checar os sinais vitais (pulso carotídeo e respiração) para depois seguir. Se a pessoa voltar a respirar, deve apenas prosseguir com as compressões. Se além de voltar a respirar os batimentos voltarem (o que é raríssimo) cessa-se o procedimento e deve-se aguardar a equipe de saúde.