google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Aftas: você já teve alguma lesão na boca, dolorida?

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aftas: você já teve alguma lesão na boca, dolorida?

Apareceu do nada e depois de alguns dias sumiu? Pode ser afta...

A afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal ,as quais podem ser múltiplas ou solitárias.








Costumam ser precedidas por ardência e prurido, bem como pelo surgimento de uma área avermelhada. Nessa área desenvolve-se a úlcera, recoberta por uma membrana branco-amarelada e circundada por um halo vermelho. Essas lesões permanecem cerca de 10 dias e não deixam cicatriz; em geral, o período de maior desconforto perdura por dois ou três dias.

Causas:
A teoria mais aceita é a de que pessoas com afta está com alguma deficiência no sistema imunológico, que pode ser atribuída, entre outras coisas, a:
Predisposição genética;

Estresse emocional; 

Tensão pré-menstrual; 

Deficiência nutricional. 

 

Tipos: 

Ulceração aftosa comum: é a forma mais visual e corresponde a 80% dos casos. São feridas pequenas que surgem de uma só e vêm em uma quantidade que varia de uma a cinco. Aparecem em surtos. As lesões podem estar relacionadas por alguma forma de trauma. Saram sem deixar cicatriz.

Periadenite mucosa necrótica recidivante: significa uma inflamação que mata o tecido atingido e pode se repetir freqüentemente. Surgem um ou dois machucados, com um tamanho maior do que a média, que podem durar meses. Saram, porém deixam cicatriz.

Ulceração herpetiforme: quando aparecem muitos machucados de tamanho menor e extremamente dolorosos. Surgem na ponta da língua e o assoalho da boca. Saram sem deixar cicatriz. Quem é de repente atingido com várias aftas de uma vez, pode estar com uma deficiência imunológica mais séria.
 
Tratamento: é individualizado, visando aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto. Bicarbonato de sódio: serve para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela. Faz a afta demorar ainda mais a desaparecer. O bicarbonato destrói os tecidos saudáveis da mucosa.


Antiinflamatório corticóide: é muito usado em bochechos ou em pomadas apropriadas. Há também injeções antiinflamatórias que são aplicadas sobre a lesão.
 
Dicas:Desconfie sempre daquelas aftas quer nunca cicatrizam, e perduram por 20 a 30 dias. Nesse caso, é preciso avaliar se não há uma doença mais grave por trás, como herpes ou até mesmo Aids. Os fumantes e pessoas que gostam de bebidas fortes, tipo uisque e vodka, precisam analisar as aftas com cuidado porque correm o risco de desenvolver tumores malignos na boca.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...