O cateterismo cardíaco é um exame invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária. É realizado pelo médico que faz um corte de 2 a 3 centímetros de largura próximo à prega do cotovelo, no braço direito ou esquerdo, e seleciona um vaso sangüíneo (veia ou artéria).
Também pode ser feito pela virilha. Por esse corte é introduzido o catéter (sonda de 2,7 milímetros de diâmetro e um metro de comprimento), que percorre o vaso até chegar ao coração.
Pelo catéter é injetado um líquido de contraste radiológico, a base de iodo, que permite visualizar, por meio de um aparelho de raio-X, os vasos e cavidades do coração.
As imagens internas do coração e/ou vasos são registradas com tecnologia digital (vídeo digital )e/ou câmara multiformatos lazer que auxiliam na análise posterior do exame.
Riscos do cateterismo cardíaco
Assim como qualquer procedimento envolvendo o coração, as complicações podem alguma vezes, embora raramente, ser fatais. O risco de complicações com cateterismo cardíaco é maior se a pessoa tem diabetes ou doença nos rins, ou tiver mais de 75 anos de idade. O risco de complicações também é maior em mulheres e pessoas que fazem o cateterismo em emergência.
Buon Natale
ResponderExcluir