google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Gastrite: inflamação no revestimento estomacal

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Gastrite: inflamação no revestimento estomacal



Você acha que alimentos condimentados, frutas cítricas, café, refrigerante e o estresse são os principais causadores da gastrite? Pois está enganado. De acordo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a grande vilã é uma bactéria de nome esquisito - a Helicobacter pylori, ou simplesmente H. pylori para os íntimos.



Quase metade da população mundial hoje carrega este parasita no estômago, a maioria das pessoas que desenvolve essa inflamação no revestimento estomacal convive com a visitante desagradável.






Gastrite pode ser contagiosa
A contaminação pela H. pylori ocorre principalmente na infância. Pesquisa realizada com 700 moradores da cidade de Governador Valadares (MG) demonstrou que a presença da bactéria é mais freqüente em crianças de até oito anos. E, como o contágio é feito pelas gotículas de saliva, por meio do beijo ou do uso comum de objetos como copos e talheres, sugere que os principais agentes transmissores sejam os próprios pais. "A manifestação na 
 fase adulta é mais rara porque a maior imunidade biológica impede que a H. pylori se fixe na parede gástrica.

Outras causas que você deve considerar :  Embora menos comum (cerca de 20% dos casos), a origem da gastrite pode estar relacionada a outros fatores. Alguns medicamentos, especialmente antiinflamatórios não hormonais e aspirina, irritam o estômago e alteram o PH (índice de acidez), deixando-o mais ácido do que o normal. Álcool e cigarro também agem como uma 'bomba'. Em excesso, as bebidas alcoólicas causam lesões gástricas por agredirem a mucosa estomacal ou reduzirem o fluxo sangüíneo. Associadas ao fumo, o quadro se agrava, já que a nicotina aumenta o refluxo de bile para o estômago, diminuindo sua defesa. Efeitos da radiação, ingestão acidental de substâncias corrosivas (como produtos de limpeza), doenças que afetam o sistema imunológico ou crônicas (como diabetes), predisposição genética e distúrbios hormonais completam a lista de fatores que desencadeiam a doença.

Estresse e alimentos: culpados ou inocentes? Quando o estômago começa a doer, a correria diária e o estado de tensão constante são apontados como grandes culpados. Mas os especialistas garantem que estas acusações são injustas. O estresse não causa a gastrite, apenas intensifica a dor quando o processo inflamatório já se instalou na região. Isso porque a adrenalina liberada no organismo pode aumentar a produção do ácido gástrico.

Em relação aos alimentos, no entanto, as opiniões se dividem. De um lado, alguns médicos absolvem os itens da feira e do supermercado de qualquer culpa em cartório. "O estômago é extremamente ácido. Não será o café nem o refrigerante que provocarão a gastrite, a não ser que o paciente seja portador da H. pylori", afirma a professora de microbiologia Taciana. No outro extremo, especialistas acreditam que frutas cítricas, condimentos (como a pimenta, o catchup e o vinagre), café, mate e bebidas alcoólicas podem, sim, causar danos ao estômago, mesmo em pacientes que não estejam infectados pela bactéria."Cientificamente nada ainda está comprovado, mas observamos nos consultórios que quando o indivíduo deixa de ingerir alimentos ácidos sente um alívio enorme", defende o gastroenterologista Carlos José de Vasconcellos Carvalho (RJ).

Conheça os sintomas e tratamentos
Como a gastrite recebe várias classificações, os incômodos que surgem a partir da inflamação da mucosa estomacal variam. Mas, no geral, quem tem a doença sofre com indigestão e dores agudas ou uma espécie de queimação na parte superior do abdômen, que podem ser acompanhadas por náuseas. Outros sintomas comuns são mau hálito, vômitos e fezes escuras.

O problema pode ser diagnosticado por meio de avaliação médica e, quando necessário, com o auxílio de uma endoscopia (exame realizado através de um tubo de fibra óptica introduzido pela boca) ou de métodos mais invasivos, como a biópsia.

O tratamento deve ser iniciado o quanto antes e, se o problema for causado pela H. pylori, precisa ser feito com a utilização de antibióticos, num período de sete a 14 dias. "É imprescindível tomar a medicação até o final. Desse modo, raramente o paciente será reinfectado.

Na gastrite, a destruição da mucosa estomacal não vai além da camada muscular e as lesões costumam cicatrizar completamente após o tratamento. Mas, se a inflamação persistir, pode provocar sangramentos e virar até uma úlcera. Portanto, diante dos primeiros sinais de 'fumaça', procure logo orientação médica. E apague de vez o 'incêndio' em seu estômago.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...