Depende do tipo e do tempo de evolução e do processo degenerativo da doença, além das técnicas adequadas de acupuntura utilizadas. Geralmente, em quadros agudos, sem lesão estrutural, o efeito é imediato.
Em casos crônicos, o efeito pode ocorrer a partir da quinta sessão. Por exemplo, em casos de dor lombar por contratura muscular, quase sempre a melhora é mais rápida, podendo haver melhora significativa após a primeira aplicação.
Em contrapartida, em casos de achatamento de corpo vertebral por osteoporose, traumatismo ou tumor, a resposta é mais lenta e deve, nesses casos, ser associada a analgésicos, porém em menor dosagem, e, conseqüentemente, com menos efeitos colaterais.
Alguns estudos sugerem que a partir da quinta aplicação, 50% dos pacientes teriam melhora de 50% da dor. Cerca de 80% dos pacientes respondem bem à acupuntura, enquanto os outros 20% reagem mais lentamente.
Observa-se também que, se pelo menos um dos pais responde bem à acupuntura, seus filhos podem ter melhor resultado com a terapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário