google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é artrose?

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O que é artrose?

A artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. A cartilagem é um tecido que serve como "almofada" ou "amortecedor" entre dois ossos.

Segundo especialistas: "A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobre tudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo quadril, joelhos ou os pés", destaca a Dra. Diana Dubinsky, médica reumatologista do Centro Antirreumático do Hospital de Clínicas, de Buenos Aires.

Dos mais de 100 tipos de artrite conhecidos, a artrose ou osteoartrose é o mais comum. Ela pode acometer qualquer articulação que tenha cartilagem, porém, na maioria dos casos a doença ataca as articulações das mãos, joelho, quadril e coluna.  A artrose ou osteoartrose pode acometer uma ou várias articulações ao mesmo tempo.

A degeneração da cartilagem na artrose ocorre geralmente pelo envelhecimento da mesma. Podemos dizer que ela vai "gastando" ao longo dos anos, até o momento que os ossos passam a entrar em contato direto um com outro, fazendo com que o atrito dos movimentos também leve a lesão destes. Este processo de destruição da cartilagem, e posteriormente dos ossos, causa incapacitação da articulação afetada uma vez que qualquer movimento torna-se muito doloroso.

Além da idade, outros fatores contribuem para o aparecimento das artroses como a genética, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, entre outras causas. Todas as causas de artrite citadas anteriormente também podem acelerar a destruição das cartilagens, podendo causar artrose precocemente. Outro fator importante são os traumas nas articulações. A artrose é uma doença progressiva e sem cura, quanto mais insultos sofrerem as articulações ao longo da vida, mais cedo ela se manifesta. Uma vez destruída, a cartilagem não seregenera.
  
Sinais e Sintomas

O principal sintoma é a dor relacionada com os movimentos. Pode ocorrer dor no início, durante ou logo após os movimentos. O inchaço articular é raro, e quando presente pode significar uma associação com outras doenças. Os pacientes queixam-se ainda de rigidez articular logo ao despertar. Os principais sinais são nódulos próximos das articulações, sobretudo nas mãos.

 

Articulações acometidas 

Todas as articulações podem ser acometidas, porém existe uma predileção pelas juntas expostas ao peso, como: coluna, quadris, joelhos, tornozelos, e pés, entretanto o acometimento das mãos não é raro, e constitui uma doença com características próprias (geralmente entre familiares).

Tratamento

O tratamento consiste em perda de peso (quando indicado), orientação postural, exercícios físicos (alongamento, exercícios sem peso, etc...), fisioterapia e medicamentos sintomáticos. O uso de drogas para o controle da dor deve ser indicado por pequenos períodos, constituindo-se em uma medida paliativa.
  
Importante 

Não confunda artrose (Osteo, osteoartrite) com artrite. 
A artrose pode ser tratada por clínicos, ortopedistas e por reumatologistas.
A artrose da coluna vertebral também é conhecida como “bico de papagaio”


                        Veja este vídeo e entenda mais um pouco sobre artrose:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...