google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Entenda o que acontece na musculação e porque ela faz emagrecer

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Entenda o que acontece na musculação e porque ela faz emagrecer

Musculação não serve para emagrecer, só serve para desenvolver a musculatura. Esta é uma ideia na qual muita gente acredita piamente. E por isto, têm deixado de usufruir dos benefícios que a musculação pode oferecer. 

O eu se divulga erroneamente é que para emagrecer é preciso praticar exercícios aeróbicos e nunca musculação. Conforme esta teoria a musculação está adequada apenas para aumentar a massa muscular.

Publicidade
A verdade
O que muitos ignoram é que a musculação é uma eficaz forma de emagrecimento. É modalidade capaz de elevar o gasto calórico muito mais do que nas atividades aeróbicas.

Quando você faz exercícios de musculação seu metabolismo é acelerado 12% a mais do que o normal. Mesmo depois de treinar e no decorrer do restante do dia, sua taxa metabólica continua 7% mais alta.

Esta situação é muito boa para quem deseja emagrecer. Isto acontece porque enquanto estamos malhando, nosso corpo passa por um processo chamado catabolismo. Este faz com que o músculo seja degradado. Mas, não se preocupe, pois este desgaste é ótimo.

Quando você termina o treino e passa a descansar, o seu organismo não para. Ele começa a recuperar todo o desgaste muscular que aconteceu no treino. E aí o músculo se recompõe. 

Mas, ele não volta a ser apenas como era. Ele aumenta, regenera, fica mais fortalecido para suportar aquela carga a qual foi submetido. Este segundo processo é chamado anabolismo. É nele que ocorre o ganho de massa muscular.

Se você tiver, por exemplo, se exercitado com pesos, durante o processo de recuperação muscular seu corpo precisará gastar muito mais energia do que em uma atividade aeróbica.  
Mas, não para por aqui. Ainda há um bônus que a musculação no oferta. Os músculos são ativos metabolicamente. Isto quer dizer que os músculos gastam muita energia. Mais do que qualquer outro órgão do corpo. Por isto que musculação emagrece. Ela aumenta a massa muscular e quanto mais músculos você tiver, mais energia gastará.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...