google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Psicologia: praticar gratidão vai te trazer alegria e bem estar

sábado, 8 de abril de 2017

Psicologia: praticar gratidão vai te trazer alegria e bem estar

Maneiras pelas quais expressar gratidão aumenta a felicidade e como praticar diariamente. Conheço pessoas que criaram verdadeira birra com o uso da palavra Gratidão. Vemos nas redes sociais, como Facebook ou Instagram, muitas pessoas dizendo Gratidão, não é mesmo? 

O que talvez você não saiba é que diversas pesquisas da psicologia vem comprovando que expressar gratidão, agradecer, dizer obrigado, contar o que de bom ocorreu hoje vai te fazer mais feliz – e não custa nada.

Publicidade
A Psicologia Positiva
A Psicologia Positiva surgiu nos Estados Unidos no começo deste século XXI, com o objetivo de estudar os estados ótimos de funcionamento do ser humano. Ao invés de focar a atenção nos transtornos e doenças mentais, os pesquisadores basicamente começaram a buscar as respostas sobre o bem estar psíquico. Em resumo, o que podemos fazer para sermos mais felizes?

Assim, considera-se uma escala gradual com 3 faixas: Os transtornos mentais vem sendo estudados pela psicologia, psiquiatria e psicanálise há muitas décadas e livros e livros foram escritos sobre a aflição humana. 

Porém, até o surgimento da psicologia humanista na metade do século passado, encontrávamos poucos conteúdos sobre a realização pessoal, sobre felicidade, contentamento, alegria, bem estar.

Com o passar das décadas, a psicologia humanista perdeu espaço para as chamadas terapias cognitivo-comportamentais e a ênfase no bem-estar psicológico ficou de lado novamente (embora, claro, os tratamentos dos transtornos mentais visem aumentar a qualidade de vida dos pacientes).

Assim, Martin Seligman, em 1998, criou um manifesto para aumentar o número de pesquisas e trabalhos novamente sobre o que nos faz feliz, sobre o que dá o sentido de realização, sobre como passar da normalidade para um estado ótimo de funcionamento.

Desde então, a psicologia positiva – junto das neurociências – vem se desenvolvendo a passos largos.


A Ciência da Felicidade. Uma das pesquisadoras mais prolíficas nessa área é Sonja Lyubomirsky. No livro A Ciência da FelicidadeResumo do livro como atingir a felicidade real e duradoura – ela explica que “alcançar a felicidade não requer necessariamente escavar sua infância, psicanalista as experiências traumáticas do passado ou dissecar sua maneira habitual de se relacionar com os outros. Nem é essencial garantir um contracheque melhor, obter a cura de uma doença ou reconquistar a juventude e a beleza”.

O que é necessário para aumentar o nosso grau de felicidade é mudar pequenos comportamentos cotidianos. No livro, ela menciona 12 deles e, entre eles, está lá: expressar gratidão.


Maneiras pelas quais expressar gratidão aumenta a felicidade
Pensar de maneira agradecida incentiva a saborear as experiências positivas.
Expressar gratidão favorece o automerecimento e auto-estima.
 
A gratidão ajuda as pessoas a lidar com o estresse e o trauma, ou seja, a capacidade de valorizar as circunstâncias de sua vida pode ser um método de superação adaptativa pelo qual você reinterpretar as experiências estressantes ou negativas.
A expressão da gratidão encoraja o comportamento moral.
Expressar gratidão tende a inibir comparações antipáticas com os outros.
A prática da gratidão é incompatível com emoções negativas e pode, na realidade, diminuir ou tolher sentimentos como raiva, amargura e cobiça.
A gratidão nos ajuda a frustar a adaptação hedônica (a nossa capacidade de nos ajustarmos com rapidez a quaisquer circunstâncias ou acontecimentos novos), ou seja, a não reconhecer mais tudo o que temos de bom em nosso cotidiano.
A expressão da gratidão encoraja o comportamento moral
A gratidão pode ajudar a estabelecer laços sociais, fortalecer relações existentes e alimentar novas.

Expressar gratidão tende a inibir comparações antipáticas com os outros.
A prática da gratidão é incompatível com emoções negativas e pode, na realidade, diminuir ou tolher sentimentos como raiva, amargura e cobiça. 

A gratidão nos ajuda a frustar a adaptação hedônica (a nossa capacidade de nos ajustarmos com rapidez a quaisquer circunstâncias ou acontecimentos novos), ou seja, a não reconhecer mais tudo o que temos de bom em nosso cotidiano. 

Uma prática simples para expressar Gratidão
Uma maneira muito simples de expressar gratidão e fazer da gratidão um hábito que irá aumentar o seu nível de felicidade em pouco tempo é o que chamamos de contar as bençãos ou anotar 3 coisas boas que te aconteceram ao longo de um dia.


Você pode anotar em um caderno, diário, no computador ou no celular – não importa. O que importa é toda noite se lembrar de escrever 3 eventos, situações, coisas pelas quais você é grato. Pode ser pelo que você pode comer (um prato que você adora), ou por ter este ou aquele objeto que você desejou tanto e agora usufrui (como um celular) ou então ter podido encontrar uma pessoa da família ou amigo ou amiga, etc.

Cada pessoa evidentemente terá que encontrar o que é bom para si mesmo ao longo de um dia. E, claro, ao longo de uma semana, de um mês, as 3 coisas vão variar.

Entretanto, embora mudem com o tempo, agradecer começa a se tornar um hábito. Passamos a notar como temos tanta coisa positiva em nossas vidas e nos acostumamos e não nos alegramos mais. Passamos também a não reclamar (tanto!) pelo que não temos ou conseguimos ainda, pelo que falta ou gostaríamos que fosse diferente.

Como disse acima, a Psicologia Positiva procurou testar as práticas e atividades que modificam a nossa sensação de bem-estar. E a prática de expressar gratidão foi comprovada experimentalmente como uma prática útil tendo em vista este objetivo e até para pessoas deprimidas.

Conclusão
Uma característica muito interessante presente na ciência é a curiosidade aliada à dúvida. Se você é uma daquelas pessoas que não suporta mais ouvir a palavra Gratidão nas redes sociais, tudo bem. Seja ao menos curioso e duvide do que eu falei neste texto e teste por você mesmo.

Faça o teste de ao final do dia anotar 3 coisas boas que lhe aconteceram e faça isso por dois meses. Depois de 8 semanas, então, avalie e veja se você (e até mesmo outras pessoas do seu convívio) não está sendo mais feliz e alegre. É comum que até as pessoas ao redor, próximas ou não, percebam que você talvez tenha parado de reclamar de cada pequena coisa e a sorrir mais…

Gratidão é reconhecer que a vida é um presente.
Não são as pessoas felizes que são gratas, as pessoas gratas que são felizes.
Ter um bom dia vai depender mais de você, do que de qualquer outra pessoa.
Cada dia é único, não se perca na rotina, faça de cada dia um dia especial. 

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...