google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Ótima para os atletas a batata-doce ajuda pessoas depressivas

sábado, 31 de dezembro de 2016

Ótima para os atletas a batata-doce ajuda pessoas depressivas

Por suas propriedades é um alimento adequado para indivíduos com elevado gasto energético. A batata-doce pertence ao grupo dos tubérculos existindo cerca de 400 variedades distintas.

É uma variedade da batata, distingue-se pelo seu sabor adocicado. Originária da América Central e sendo consumido desde a pré-história, este alimento foi trazido para a Europa por Cristóvão Colombo. O seu cultivo estendeu-se por muitos outros países, como China, Indonésia, Vietnam, Japão e Índia.


 
A pele e a polpa podem variar entre diversas cores, embora as mais comuns sejam as variedades brancas, amarelas e roxas. É curiosa sua atividade oxidante, independentemente da cor é 3 vezes mais elevada na pele do que na polpa.

Atualmente, é encontrado com muita facilidade nos supermercados, durante todo o ano.

A composição nutricional é muito semelhante à da batata, apresentando no entanto valores superiores: Batatinha, batata-inglesa.

1-Grande densidade energética, devido à sua riqueza em hidratos de carbono (amido e açucares, que lhe conferem o sabor doce);

2-Elevada riqueza em vitaminas: vitamina A, sob a forma de betacaroteno, vitamina C, E, B6 e ácido fólico e em minerais: potássio, manganês, cobre, fósforo e ferro.

Características principais
A pró-vitamina A e a vitamina C são poderosos antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular, eliminam os radicais livres do organismo que tiverem como causa o stress e tabaco, por exemplo. Além desta ainda são anti-inflamatórios.

A vitamina B6 tem uma ação conversora em moléculas protetoras, reduzindo o risco de doença coronária e de outras doenças vasculares. Apresenta ainda triptofano, um aminoácido que é o percursor da serotonina e que melhora o humor.

As antocianinas e outros polifenóis, presentes na batata-doce de cor arroxeada, apresentam também uma ação antioxidante e anticancerígena. Já o potássio tem uma ação drenante e hipotensora, sendo muito importante a nível cardíaco.

Benefícios para a saúde
São muitos os benefícios para a saúde, tanto para um organismo saudável como em casos de doença específica. O consumo deste alimento, de forma equilibrada e integrada numa alimentação variada e saudável, promove:

1-Redução da glicemia: nos doentes com diabetes mellitus tipo 2 diminui a resistência à insulina, melhorando a entrada da glicose nas células.

2-Defesa contra aterosclerose, impede a formação de placas de ateroma dentro dos vasos sanguíneos.

3-Proteção, pela sua ação anti-inflamatória e antioxidante, do trato gastrointestinal.

4-Benefício ao sistema imunitário, pelas suas propriedades antioxidantes.

Este alimento também previne as carências alimentares (fome) em populações mais necessitadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...