google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Infarto do miocárdio conhecido como ‘ataque cardíaco’

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Infarto do miocárdio conhecido como ‘ataque cardíaco’

O stress, juntamente com o sedentarismo e a alimentação rica em gorduras e carboidratos tem levado a uma maior ocorrência de infarto e atinge também indivíduos cada vez mais jovens. Assim sendo, ele se torna um grande poblema de saúde pública.

Mas vamos a seguinte questão: Você sabe o que realmente é o infarto, suas causas e como ele ocorre? Você pode evitar um evento de infarto? Vamos as explicações.


O que é infarto?
O termo ‘infarto’ significa a morte (necrose) de uma região do organismo (morrem as células de um determinado local do corpo). Ele pode ocorrer em diferentes órgãos como Pulmões (infarto pulmonar) e Intestino (infarto mesentérico). Quando ele ocorre no coração o termo correto é Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e corresponde a morte de células de uma parte do coração. O músculo cardíaco (miocárdio) funciona como uma bomba que manda sangue para o restante do organismo através de suas contrações. A parte que sofre necrose não consegue mais realizar essa função básica de bomba (contração e relaxamento), não conseguindo assim circular o sangue pelo organismo.

O que sente quem está infartando?
A principal manifestação do infarto é uma dor forte, na região do tórax, em aperto, que pode irradiar para outros locais, como o braço esquerdo (maioria dos casos), mandíbula e ombros ou qualquer outro local entre a ponta do nariz e o umbigo. Pode haver náuseas, vômitos sudorese difusa e sensação de morte iminente.

Muitas pessoas relatam também uma sensação parecida com a de azia, podendo ser antecedida ou não da ingestão de alimentos.

Como o infarto ocorre e quais são suas causas?
Os caminhos utilizados para levar oxigênio e nutrientes aos tecidos do corpo são os vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares). As artérias levam sangue rico em oxigênio para as células e as veias retiram o gás carbônico produzido no local (existem 2 exceções, que não importam no momento).

Quem leva sangue para o coração são artérias denominadas Coronárias. Existe a artéria coronária direita e a esquerda, que se dividem em vários outros ramos, ou seja, originam várias outras artérias para que todo o coração seja alcançado e suprido.

Se, por algum motivo, esse caminho por onde o sangue passa é obstruído, o sangue não consegue mais passar e, assim, não conseguirá alimentar os tecidos. Sem seu alimento, os tecidos morrerão.

Há diversas causas para a obstrução, porém a principal é a aterosclerose. Ela significa um acúmulo de gordura no interior de artérias (por isso uma ingestão exagerada de carboidratos e gorduras e níveis de Colesterol e Triglicerídeos altos são fatores de risco). Essa placa de gordura vai aumentando de tamanho com o tempo e uma hora ou outra pode ser lesada e agregar um trombo no local, que acaba obstruindo totalmente a passagem do sangue.


Posso evitar a ocorrência do Infarto?
A melhor forma de previnir a ocorrência de infarto é não se expondo aos fatores de risco. O ideal é ficar longe do cigarro, pois o tabagismo é um fator que pode levar a alteração dos vasos e formação de trombo no local com obstrução da passagem e infarto. Tanto Diabetes Melitus quanto a Hipertensão Arterial, quando não controlados, também podem contribuir para lesão do vaso.

A alta ingesta de gorduras e carboidratos deve ser evitada para que não se acumule gordura ( prevenção da aterosclerose) – controlar níveis de Colesterol e Triglicerídeos – e pode ser unida à atividade física, que além de preparar melhor o organismo acaba balanceando um pouco nossa ingestão de alimento diária.

É bom que se comece cedo com um estilo de vida saudável, já que esses fatores desencadeantes do infarto vão se acumulando ao longo dos anos.

Lembrando que pessoas que possuem familiares com história de infarto devem tomar cuidado redobrado, já que há um componente hereditário forte na ocorrência.

Infarto em Jovens é mais grave?
Os caminhos (artérias) por onde o sangue chega no coração são como as estradas. Suponhamos que você precisa chegar em um lugar e há apenas uma estrada que o leva até este lugar. Se ela, por algum motivo, estiver impedida você não conseguirá chegar. Mas se houver mais de uma estrada que leva ao mesmo lugar, em caso de uma ser interrompida, você poderá pegar outro caminho e chegar da mesma forma.

Em pessoas mais velhas as artérias possuem muitas ramificações, denominadas colaterais, que correspondem as outras estradas que podem levar ao mesmo lugar da estrada principal. Elas são criadas com o tempo e com a necessidade. Em jovens as colaterais não existem ou existem em número muito pequeno, portanto se houver uma obstrução, o sangue não conseguirá achar outro caminho para chegar ao seu destino. Assim ocorrerá morte de uma grande área de tecido cardíaco, que pode causar até a morte.

◊ Fique atento aos sintomas. Se desconfiar de infarto, procure ajuda rapidamente.

◊ Adote hábitos de vida saudáveis. O infarto pode levar à seqüelas, como insuficiência cardíaca, ou então levar o indivíduo a morte. A prevenção é sempre a melhor forma de combater uma doença. outoraexplica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...