google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Aprenda mais um pouquinho sobre gripe e resfriado

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Aprenda mais um pouquinho sobre gripe e resfriado

Conforme o verão vai terminando e os dias vão ficando mais frescos, muita gente começa a queixar-se de gripe. Mas será que é mesmo gripe ou seria um resfriado? Alias, o que é cada um deles? Os dois possuem muitas semelhanças, mas também muitas diferenças. Vamos falar um pouco de cada uma delas para que você saiba distinguir um termo do outro.

O que causa a Gripe e o que Causa o Resfriado?

Tanto a gripe quanto o resfriado são quadros infecciosos causados por vírus. A diferença entre elas está no tipo de vírus. A gripe é causada pelos vírus da família Influenza, que provoca uma resposta mais intensa no organismo que o vírus que causa o resfriado, que normalmente é o Rinovírus, mas que pode ser também o Adenovírus, Parainfluenza, ou outros.



Obs: A gripe causada pelo H1N1,tão falada nestes últimos anos, é um subtipo da família Influenza Tipo A. As manifestações nos indivíduos dependerão de cada tipo de vírus, pois alguns são mais agressivos que outros.

Qual é mais grave?
A gripe apresenta um quadro mais grave que o resfriado. Além dos seus sintoma serem mais intensos e a indisposição maior, por ano são registrados inúmeros casos de morte por gripe, principalmente em idosos ou crianças.

Porque eu fico gripado/resfriado? No Inverno é mais comum?
Para ficar gripado/resfriado é necessário adquirir o vírus. A forma de aquisição mais comum é o contato com alguém que esteja com o vírus através de secreções da boca e nariz, como durante a tosse ou espirro, ou através das mãos infectadas. No inverno é mais comum adquirir pelo fato das pessoas ficarem mais aglomeradas e em locais fechados.

Quais os principais sintomas de cada um?
Na Gripe a evolução costuma ser mais lenta e o indivíduo costuma sentir intensas dores no corpo e de cabeça, é acometido por febre, perda de apetite e tosse. No resfriado o indivíduo tem um início mais súbito, com coriza nasal, espirros e dor de garganta que aparece já no primeiro dia. Na tabela a seguir estão as principais diferenças entre elas:





Qual a principal diferença entre eles?
As maiores diferenças entre eles está na febre e no estado geral do indivíduo. Na gripe há febre e ela costuma ser mais alta, já no resfriado pode haver ou não e quando há ela costuma ser menor. Na gripe o paciente sente-se muito pior, com intensa fraqueza e dores pelo corpo, já no resfriado há apenas um desconforto devido aos sintomas. No resfriado a pessoa consegue realizar suas atividades normalmente, apenas com incômodo, na Gripe não, pois na maioria das vezes o mal-estar é intenso, podendo inclusive evoluir para um quadro mais complicado, como uma pneumonia.

Qual é o tratamento para cada uma delas?
Como se tratam de infecções virais, costuma-se tratar apenas os sintomas, pois o quadro, na maioria das vezes, se resolve sozinho sem maiores complicações. Existem medicamentos contra os vírus no mercado, porém só são indicados em casos específicos.

E a Vacina?
vacina contra a gripe. Alguns indivíduos foram classificados como ‘grupo de risco’ e tem indicação de tomá-la anualmente por uma campanha realizada pelo governo. A vacina é modificada constantemente, pois o vírus também se modifica a cada ano, por isso a importância maior em fazer uso dela anualmente.

Cuidados Gerais:
**Cuidado com Idosos e Crianças, pois a gripe pode se agravar e gerar quadros mais sérios. Qualquer sinal de piora do quadro, procure um médico!

** Principais sinais de gravidade da gripe:
– Dificuldade ou dor para respirar
– Indivíduo confuso e desorientado
– Vômitos

**Tome cuidado no inverno com ambientes muito fechados, sem circulação de ar e com muitas pessoas aglomeradas. Neles as infecções se espalham facilmente.

**Tenha o hábito de lavar as mãos sempre. Isso reduzirá as chances de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...