Desativar para: inglês

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Saiba mais sobre a nicotina do cigarro

A nicotina é o que causa a dependência ao cigarro. Assim, vale a pena entender como ela age no organismo.
O cigarro é na verdade um preparado com um vegetal chamado tabaco de nome científico Nicotiana tabacum que já vem sendo usado a mais de 6 mil anos a.C. 








-->

Desde de estes tempos, já havia este preconceito com as propriedades deste vegetal. Isso por que, fumar ou mastigar (algumas pessoas mastigam) tabaco ao mesmo tempo que transmite uma boa sensação também pode resultar em doenças.

Existem milhares de substâncias tóxicas na planta do tabaco (e na fabricação do cigarro ainda são adicionados muitos outros), mas o mais expressivo é a nicotina. É ela que produz todas as sensações “boas” que levam as pessoas a fumar mais um cigarro ou mastigar um pouco de tabaco. 
Nicotina é um alcalóide líquido que ocorre espontaneamente na natureza, cuja fórmula química é C10H14N2. Alcalóides, para quem não sabe, são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio, nitrogênio e, algumas vezes, oxigênio. Esses compostos são poderosos sobre o nosso corpo. Um bom exemplo de alcalóide é a cafeína presente no café.

Da massa total do tabaco, pelo menos 5% é composto por nicotina, um número bastante expressivo! O cigarro industrial, dependendo da marca, pode conter de 8 a 20 mg de nicotina, mas nosso corpo absorve somente cerca de 1 mg quando fumamos um cigarro. 
O poder da nicotina não é pouco, é uma droga psicoativa, ou seja, causa dependência, pois altera o funcionamento do nosso cérebro e de todo corpo podendo tanto estimular quanto relaxar um fumante, dependendo de quanto e com que freqüência ele fuma. Inicialmente, a nicotina causa uma rápida liberação de adrenalina causando o aumento da frequencia cardíaca e pressão arterial e respiração rápida. A nicotina também pode bloquear a liberação de insulina, deixando as pessoas com o nível de glicose alto. Não existem vantagens em usar tabaco!
Tudo que tem no cigarro faz mal
 
Quando se fala sobre cigarro e seus efeitos nocivos, logo pensamos na nicotina. Embora esteja longe de ser a única vilã presente no tabaco, ela é a principal agente causadora do vício. 
“Menos alcatrão, menos nicotina” Não caia nessa propaganda, o alcatrão é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores!
 Os perigos do alcatrão
Alcatrão é o nome que se dá ao conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro. Ele é responsável pelas manchas na pele, nos dentes e dedos do fumante, além de se depositar nos pulmões, deixando-o com uma coloração castanha escura. Segundo a pneumologista Maria Vera Castellano, ele está relacionado diretamente acânceres no pulmão, bexiga, vias aéreas e brônquios.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...