google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Espécies de aranhas encontradas no Brasil

domingo, 19 de abril de 2015

Espécies de aranhas encontradas no Brasil

Existem várias espécies de aranhas no Brasil e no mundo. E falando especificamente do Brasil, algumas delas não fazem mal nenhum, enquanto outras podem ser muito perigosas.

A época do ano em que elas aparecem com maior frequência é no verão, em dias quentes.








-->

No Brasil não temos a maior aranhas de todas, a chamada “theraphosa blondi”, imagine que essa espécie pode chegar a mediar 20 centímetros. E já que falamos da maior, a menor é a “patu digua forster”, podemo compará-la com o tamanho da cabeça de um alfinete.

Voltando ao Brasil, onde não tem nenhuma e nem outra, falando de aranhas venenosas, podemos encontrar 4 tipos. São poucas se levarmos em consideração que o nosso país é rico em espécies de aranha, mas a grande maioria não é venenosa.

Outro detalhe é que muitas das espécies de aranhas encontradas no Brasil não são encontradas em mais nenhum outro lugar do mundo. Ao total, foram catalogadas em todo o país cerca de 40.000 tipos de aranhas.

Espécies de Aranhas Encontradas no Brasil

Não daria para falar de todas a espécies de aranhas encontradas no Brasil aqui, por isso, selecionamos aquelas que são tipicamente brasileiras. Como falamos anteriormente, algumas só podem ser vistas no Brasil.
1-Aranha de grama

1- Aranha de grama: é bem pequena sua medida fica, em centímetros, entre 2 a 3, em raros casos, pode chegar a 5 centímetros. Ela possui pelos vermelhos e a cor do seu corpo é marrom com uma pequena mancha mais escura. Essa mancha pode lembrar vagamente a forma de uma flecha.




2- Aranha armadeira:
2- Aranha armadeira: dificilmente você encontrará uma aranha dessa espécie em grupo, é do seu hábito estar sempre sozinha. Elas giram muito e não ficam muito tempo tecendo teias. Podem ser observadas em duas cores: cinza escuro e castanha, além disso, as suas pernas são cobertas por pelos curtos. Possui veneno forte que é escuro.





3- Viúva-negra
3- Viúva-negra: o nome faz referência a cor da aranha que é preta, porém, dá para observar no abdômen delas umas pequenas manchas vermelhas. A medida dá fêmea é diferente da medida do macho, que costuma não ultrapassar 1, 5 centímetros. As fêmeas são maiores e podem chegar a medir 3 centímetros e as menores medem 2,5 centímetros.

As aranhas dessa espécies costumam vive em grupos e normalmente, fazem as teias em lugares escuros e também em vegetações no chão.

4- Caranguejeira
4- Caranguejeira: elas são conhecidas porque provocam alergia nas pessoas picadas por elas. São peludas e grandes.








5- Aranha marrom
5- Aranha marrom: apesar do nome, a cor dessa aranha é amarela e sem nenhum tipo de mancha. O corpo total com as pernas não mede mais de 4 centímetros, as menores 3 centímetros. Possuem pelos mais são curtos e quase não dá para percebê-los. Normalmente, quando picam no lugar acaba se formando uma ferida e no momento do “ataque” quem está sendo picado sente uma forte queimação no local. Fique Atento: Essas São as Aranhas Mais Perigosas do Mundo

Agora que você conheceu as principais espécies de aranhas encontradas no Brasil, veja quais são as mais perigosas. A boa notícia é que a maioria delas não podem ser encontradas por aqui, o seu habitat natural é no sul dos Estados Unidos.

As aranhas que iremos mostrar aqui podem causar problemas sérios de saúde.

1- Tarântulas ornamentais: quando mordem a sensação é de muita dor, mas elas não possuem veneno, porém, algumas pessoas são alérgicas (descobrem quando são picadas) e acabam muito mal. Há registro de pessoas picadas que entraram em coma.

2- Aranhas chinesas: são grandes podendo chegar a medir 10 centímetros. Representam um verdadeiro perigo para os mamíferos pequenos e também para crianças. Ao contrário, da primeira espécie apresentada, essa não vive nos Estados Unidos e sim no sul da Ásia.

3- Aranhas ratos: podem ser vistas somente na Austrália. São perigosas e agressivas. Porém, a pessoa picada pode dar a sorte de ser pega por uma picada sem toxina. É porque essa aranha mutias vezes morde sem liberar veneno.

4- Aranhas reclusas: essas são do Sul dos Estados Unidos, mas também podem ser vistas na América do Sul, no oeste. São consideradas extremamente venenosas. Mas, por serem miúdas demais, não costumam conseguir ultrapassar o tecido das nossas roupas e os animais acabam sendo as suas principais vítimas.

5- Aranhas das costas vermelhas: também encontradas somente na Austrália são bem próximas da nossa conhecida viúva-negra. As picadas dessa espécie mataram muitas pessoas antes que fosse descoberta uma vacina para combater o seu veneno. Além da queimação quem é picado sente dores fortes de cabeça, vômito, tonturas e tremores.

Vale ressaltar que a viúva-negra que temos no Brasil está na lista das mais perigosas.

6- Aranhas teias de funil:as presas dessa aranha são de ar medo, chegam a medir 2 centímetros. E o seu veneno é considerado um dos mais perigosos do mundo, podendo ser fatal, caso a pessoa que foi picada não seja socorrida a tempo e o antídoto seja aplicado.

7- Aranhas de areia: essa espécie de aranha dotada de um veneno muito perigoso vive na Ásia e na África, mas em desertos desses continentes. O grande problema é que ainda não foi criado nenhum antídoto para amenizar o efeito da sua mordida e a sua mordida pode acabar causando necrose do tecido.

O seu veneno ainda pode provocar à morte por conta do efeito de fazer com que a vítima sangre pelos orifícios do corpo.


8- Arranhas marrons: já falamos dela porque também pode ser encontrada no Brasil. E vale ressaltar o quanto é doída a sua picada. É necessário que caso isso aconteça a pessoa seja socorrida imediatamente para que o veneno da aranha não deixe problemas graves.

A boa notícia é que as aranhas marrons “atacam” se sentirem ameaçadas, fora isso, elas não fazem nada.

9- Aranhas armadeiras: infelizmente é mais uma das espécies de aranhas encontradas no Brasil e já havíamos citado ela na nossa primeira lista. Elas estão entre as mais perigosas do mundo. Para você imaginar o quanto essa aranha é perigosa, pense que com somente 0,006 mg do seu veneno é o suficiente para matar um rato.

No Brasil, é a segunda aranha que mais causas problemas, até porque são agressivas. Ainda falando do Brasil, casos de morte em consequência da picada das arranhas armadeiras já foram registrados. Bem menos porque existe o antídoto e resolve o problema quando aplicado imediatamente.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...